Comboio de alta velocidade vai ligar cidades santas de Meca e Medina na Arábia Saudita
A linha ferroviária espanhola, entre as duas cidades sauditas, foi construída pelo consórcio espanhol Al Shoula e será percorrida por comboios AVE (Alta Velocidad Española). Inauguração e primeira demonstração estão agendadas para o dia 31 de dezembro.
A linha ferroviária de alta velocidade que vai ligar as cidades santas de Meca e Medina, na Arábia Saudita, vai ser inaugurada e percorrida pela primeira vez amanhã, dia 31 de dezembro, a par de uma demonstração de serviço e sistemas. Trata-se de uma linha de comboios AVE (Alta Velocidad Española) e foi construída por um consórcio espanhol, denominado Al Shoula.
De acordo com o jornal espanhol “El Economista”, o consórcio Al Shoula tinha assumido o compromisso com o reino saudita de realizar uma demonstração na nova linha ferroviária até ao final de 2017. Apesar de sucessivos atrasos nas obras de construção, nomeadamente, em estações que foram subcontratadas a empresas locais, a demonstração vai mesmo ocorrer no último dia do prazo estabelecido.
A demonstração vai arrancar da estação de Medina e será finalizada em Medina, com viajantes convidados (entre os quais vários representantes das autoridades sauditas e espanholas). Representa o penúltimo passo antes da homologação da linha ferroviária para ser explorada comercialmente. Nas dez a 12 semanas seguintes, o consórcio Al Shoula vai levar a cabo – de forma regular – duas viagens para cada sentido, às sextas-feiras e sábados. E depois desse período de provas vai passar a funcionar em pleno.
Redes Sociais - Comentários