Colisão violenta entre comboios na Grécia faz 36 mortos e 130 feridos
Uma “colisão muito forte” entre um comboio com cerca de 350 passageiros e um de carga, esta quarta-feira de madrugada, no norte da Grécia, provocou pelo menos 36 mortos e 130 feridos, de acordo com o balanço mais recente.
Vários vagões descarrilaram e pelo menos três incendiaram-se na sequência do acidente, que ocorreu perto de Tempe, a cerca de 380 quilómetros a norte da capital grega, Atenas. O choque matou 36 pessoas e causou 130 feridos, 66 dos quais tiveram de ser hospitalizadas, seis das quais nos cuidados intensivos.
De acordo com a operadora ferroviária Hellenic Train, o comboio, que ligava Atenas à cidade de Tessalónica, no norte do país, transportava cerca de 350 passageiros no momento da colisão. Os passageiros que sofreram ferimentos leves ou escaparam ilesos foram transportados de autocarro para o destino da viagem.
A Polícia deteve temporariamente o chefe da estação de Larissa e pelo menos três testemunhas foram interrogadas, incluindo um representante da Hellenic Train.
“O processo de resgate está em andamento e está a ser realizado em condições muito difíceis devido à gravidade da colisão entre os dois comboios”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Vassilis Varthakoyiannis, acrescentando que foi lançado o alerta a várias unidades hospitalares de queimados da região e que dezenas de ambulâncias estão envolvidas nos trabalhos, para onde foram mobilizados meios do Exército.
Equipas de salvamento, com lanternas presas na cabeça, encontravam-se a trabalhar entre nuvens de fumo espesso durante a madrugada, retirando pedaços de metal dos vagões numa tentativa de encontrar pessoas encurraladas nos escombros.
“Foi uma colisão muito forte. Esta é uma noite terrível… É difícil descrever o cenário”, disse à televisão estatal o governador da região de Tessália. “A parte da frente do comboio ficou destruída. Estamos a receber guindastes e equipamento de elevação especial para remover os escombros e levantar os vagões. Há destroços espalhados por todo o local do acidente”, acrescentou Costas Agorastos.
Luto nacional de três dias
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, decretou luto nacional de três dias pelas vítimas da colisão de dois comboios. A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, todas as celebrações públicas estão suspensas e as bandeiras estarão a meia haste em todos os edifícios públicos.
O primeiro-ministro grego está a viajar para o local do acidente, tendo a presidente do país, Katerina Sakelaropulu, prometido que também irá visitar a região em breve, segundo avançou a imprensa local.
Redes Sociais - Comentários