Mundo

Biden recebe Von der Leyen na Casa Branca para discutir apoio à Ucrânia

President-Elect Biden Delivers Remarks On Nation's COVID-19 Crisis
WILMINGTON, DE – DECEMBER 29: U.S. President-elect Joe Biden delivers remarks on the ongoing coronavirus (COVID-19) pandemic at the Queen Theater on December 29, 2020 in Wilmington, Delaware. Biden will be inaugurated as the 46th president in a scaled-down ceremony due to the pandemic in Washington D.C. on January 20, 2021. Mark Makela/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==

 

O presidente norte-americano Joe Biden recebe no próximo dia 10 de março na Casa Branca a presidente da Comissão europeia, Ursula von der Leyen, para discutir o apoio à Ucrânia, e ainda temas menos consensuais como o clima ou a China.

O encontro “vai focar-se na forte cooperação entre os Estados Unidos e a União Europeia para apoiar a Ucrânia” e “sancionar a Rússia”, anunciou hoje a Casa Branca em comunicado.

Na agenda estão ainda previstas discussões sobre a “coordenação entre os Estados Unidos e a União Europeia para combater a crise climática através de investimentos em energia própria, através de meios de aprovisionamento seguros”.

De momento, a fricção transatlântica reside na adoção, por iniciativa de Joe Biden, de grandes planos de investimentos na transição energética dos Estados Unidos e que favorecem substancialmente o “Made in America”, onde se incluem os veículos elétricos, e muito criticados por diversos países europeus.

Biden e De Leyen também vão abordar as anunciadas iniciativas para reduzir a dependência europeia face aos hidrocarbonetos russos.

O diálogo será concluído com “outros assuntos de segurança internacional, incluindo o trabalho comum para responder aos desafios colocados pela China”.

Neste aspeto, também têm sido assinaladas divergências entre Washington e diversos países europeus.

O Presidente dos EUA tem exigido aos aliados europeus uma posição mais firme face a Pequim, nos planos diplomático, tecnológico e económico.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER