Mundo

Astronauta da NASA retido no espaço há meses em nave russa

nasa - rubio - milenio stadium

 

Frank Rubio está na Estação Espacial Internacional há meses e não consegue regressar à Terra devido a uma avaria da nave espacial que o deveria trazer de volta.

Frank Rubio é um astronauta norte-americano de 47 anos e encontra-se em missão na Estação Espacial Internacional (EEI). Rubio nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, mas considera Miami a sua cidade natal. É casado com Deborah Rubio e tem quatro filhos. A sua mãe, Myrna Argueta, vive em El Salvador.

Em declarações ao canal espanhol Univision, citadas pelo jornal espanhol “La Vanguardia”, o astronauta admite sentir-se bem após quase seis meses na EEI, um período que provavelmente irá duplicar-se e que poderá fazer dele o primeiro astronauta a passar um ano no espaço.

Pode ficar mais seis meses no espaço

A 21 de setembro do ano passado, Frank Rubio tornou-se o 12.º hispânico a chegar à EEI, a bordo da nave espacial russa Soyuz, naquele que é o primeiro voo do astronauta desde que foi selecionado pela NASA – entre 18 mil pessoas – em 2017.

“Se regressar mais cedo à Terra ficarei feliz por estar com a minha família”, admitiu o astronauta, quando questionado pelo canal espanhol sobre a possibilidade de um regresso mais rápido. No entanto, reconhece que os problemas técnicos significam que pode ficar “mais três a seis meses na EEI”.

Rubio explicou que existe um problema de fuga de líquido de refrigeração na cápsula Soyuz que não permite que a nave seja trazida de volta à Terra. O astronauta avançou que a avaria está a ser resolvida, mas não partilhou mais detalhes.

Mais alimentos na Lua e em Marte

Frank Rubio explicou à televisão espanhola que a EEI está a realizar vários estudos científicos que incluem o cultivo hidropónico e aeropónico para descobrir se é possível aumentar a quantidade de alimentos em futuras expedições à Lua e a Marte. “Este tipo de experiências é útil para compreender como é que as plantas crescem”, realçou Rubio, referindo que um dos grandes objetivos é alcançar a autossuficiência no espaço.

Para além do cultivo de alimentos, a estação espacial também está a analisar o impacto da microgravidade no corpo humano. Se Rubio passar, de facto, um ano no Espaço, este estudo pode ajudar a melhorar a experiência do astronauta, que pratica exercício todos os dias para evitar perder massa óssea.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER