LocalBlog

Toronto Caribbean Carnival 2021

O Toronto Caribbean Carnival é uma celebração cultural da música, gastronomia, hábitos e costumes do Caribe. Um festival que faz parte do mosaico cultural do Canadá, atraindo mais de 1.3 milhões de pessoas de várias partes do globo todos os anos. É uma incrível exibição de artes visuais e performance!

Origens – um carnaval que cresceu com o tempo

O Toronto Caribbean Carnival é um evento anual na cidade de Toronto desde que começou há 54 anos. É um evento que historicamente já passou pelas artérias da Bloor e Yonge Street, terminando na prefeitura de Toronto. Nas primeiras edições era costume concluir o desfile com um concerto na Nathan Phillips Square. Posteriormente, o percurso passou pela Bay and University Avenue e, atualmente, mudou o trajeto para a Lake Shore Boulevard, que flui em direção ao Exhibition Place, onde foram introduzidas barricadas para separar os espectadores das bandas e grupos carnavalescos. O carnaval tinha originalmente três dias mas, com o passar dos anos, cresceu para um festival de quatro semanas.

Toronto Caribbean Carnival Parade

Há muitos eventos e atividades que ocorrem ao longo das quatro semanas do Carnaval do Caribe de Toronto, mas o destaque absoluto das comemorações é o desfile. Nesse dia, milhares de pessoas saem para assistir e celebrar a cultura caribenha que atrai não só atenção a nível nacional, mas também a de muitos visitantes internacionais que viajam para participar na celebração. O festival exibe cerca de 10 mil apresentações de máscaras, juntamente com carros alegóricos coloridos, fantasias de carnaval de cores vibrantes, canções e danças caribenhas. A parada é sempre realizada aos sábados e dura o dia todo. O desfile do Carnaval do Caribe de Toronto começa às 8:30h e termina por volta das 18h.

Celebração da música e dos trajes caribenhos

A música é uma parte importante das festividades. Podemos ouvir uma mistura diferente de estilos musicais do Caribe que inclui géneros como bandas de steelpan, soca, calypso, dancehall, chutney e reggae. Os trajes são uma mistura tradicional de cores, penas, diamantes, espelhos e lantejoulas. 

Não podem faltar as tradicionais Mas Bands

Mas Bands ou bandas de carnaval, em português, são organizações tradicionais de pessoas fantasiadas que desfilam e dançam juntas pelas ruas, ao lado das bandas de steelpan, bandas de soca ou até mesmo DJ’s. A performance das Mas Bands é mais do que apenas um show, é também uma competição de bandas. Um painel de jurados senta-se ao longo do percurso do desfile, observando os artistas e recompensando-os com notas em diferentes aspetos do seu desempenho.Vencer o concurso de melhor Mas Bands é considerado uma grande honra e conquista.

Apresentação do Rei e da Rainha: o King & Queen Showcase

Os reis e as rainhas das Mas Bands revelam os seus trajes temáticos durante as apresentações.

O evento mostra todo o trabalho criativo dos bastidores que os artistas, designers e construtores colocaram no desfile. O Ontario Science Center apresenta normalmente o prémio “Innovation in Mas” pela técnica, design e materiais mais inovadores usados nas fantasias. Cada banda seleciona o seu próprio rei e rainha, e os juízes escolhem depois o par vencedor do carnaval.

J’ouvert Toronto Caribbean Carnival

J’ouvert significa “pausa do dia”, em francês. O pequeno desfile é considerado uma celebração de carnaval mais animada porque é mais espontânea. J’ouvert é uma tradição que veio do famoso Carnaval de Trinidad e Tobago. As bandas de steelpan e outros instrumentos tocam espontaneamente enquanto caminham pelas ruas, com o objetivo de fazer muito barulho. Durante o J’ouvert, os artistas acabam cobertos de lama da cabeça aos pés, e é também tradição atirar farinha ou tintas coloridas à base de água. Isso decorre de uma superstição de Trinidad e Tobago que acredita que uma Mas Band deve parecer um espírito do mal quando se apresenta no escuro.

Toronto Caribbean Carnival Ball

Outro destaque do evento é o baile de carnaval. Este é um momento imperdível que reúne todos os artistas, participantes, apoiadores, líderes comunitários e empresariais que se reúnem para celebrar a cultura caribenha. É um evento luxuoso que apresenta as principais bandas de steelpan, calypso e soca. O baile de carnaval também arrecada dinheiro para instituições de caridade.

Eventos culturais do Carnaval Caribenho de Toronto

Além do desfile principal, há também muitas outras atividades culturais que ocorrem durante todo o mês do evento. Eles são organizados para permitir que as pessoas experimentem e aprendam mais sobre a cultura caribenha desde a literatura, histórias e outras tradições orais do Caribe.

Toronto Caribbean Fetes

Há também muitas pequenas festas de carnaval que ocorrem durante o festival, conhecidas como as “Fetes”. Estes são encontros improvisados que começam cerca de um mês antes do grande desfile. As “Fetes” contam muitas vezes com artistas da música caribenha e bandas de steelpan e soca, que fazem apresentações ao vivo enquanto os participantes convivem em torno de comidas e bebidas saborosas.

Toronto Caribbean Junior Carnival

O Toronto Caribbean Junior é também conhecido como Caribbean Kiddies Carnival. Ele dá às crianças a oportunidade de vestir fantasias da época e se apresentarem num desfile reservado aos petizes. O Toronto Caribbean Carnival 2021 será celebrado mais uma vez num formato diferente devido à pandemia. Mesmo que o carnaval em pessoa seja cancelado, você ainda pode experimentar algumas atividades, shows virtuais, festivais de comida deliciosa e muito mais.

Para mais informações, por favor, não esqueça de visitar o www.torontocarnival.ca ou @torontocarnival.ca

Fica a história, a esperança de renovação e continuidade do maior festival de rua do Norte da América. Comemore e eleve a cultura caribenha assim como a celebração da diversidade da linda cidade de Toronto.

“Yuh cyah play mas if yuh fraid powder”

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER