TTC usa inspetores à paisana para combater a evasão tarifária
A Toronto Transit Commission (Comissão de Trânsito de Toronto) disse na quarta-feira que os inspectores de tarifas à paisana estão agora a patrulhar o sistema e a emitir multas, como parte dos seus esforços para travar a evasão de tarifas – uma medida que já está a apanhar alguns passageiros desprevenidos.
A jornalista Julie Zenderoudi, viajava no elétrico 511 na Bathurst Street e deparou-se com um grupo de três inspetores. Os homens, segundo Zenderoudi, declararam-se inspetores de tarifas dos TTC e começaram a tocar nos cartões das pessoas para obterem o comprovativo de pagamento. “Isto gerou uma grande confusão entre os utentes”, disse Zenderoudi.
Os inspetores usavam crachás e câmaras Axon debaixo dos seus casacos de inverno. A agência de trânsito diz que a medida foi testada anteriormente em 2018 e reintroduzida há três semanas, com inspetores à paisana a “educar”, inicialmente, aqueles que não pagaram uma viagem. A agência diz que a abordagem faz parte de uma ação de repressão para proteger alguns dos 140 milhões de dólares perdidos com a evasão de tarifas todos os anos.
A agência diz que as coimas variam entre 235 e 425 dólares, dependendo da natureza da evasão, mas que o dinheiro vai para os tribunais e não para os TTC.
O diretor executivo dos TTC, Greg Percy, afirma num comunicado que, embora a agência receba fundos operacionais “consideráveis” da cidade, depende em grande medida das tarifas para as suas operações. A agência confirmou que todos os seus inspetores à paisana serão portadores de identificação e estarão equipados com câmaras de vigilância.
CBC/MS
Redes Sociais - Comentários