GTA

Relatório aponta que área de Toronto precisa de 8 mil novas unidades de arrendamento por ano para uma taxa de vagas saudável

A área de Toronto precisa adicionar 8 mil unidades de arrendamento por ano para acabar com uma “dependência excessiva de condomínios privados” no mercado de arrendamento e restaurar a taxa de vagas para um nível saudável, sugere um novo relatório do Ryerson City Building Institute.

O relatório de 41 páginas, concluído em parceria com o Instituto Evergreen, revela que o mercado de arrendamento da área de Toronto cresceu apenas 2400 unidades – construídas para esse propósito – na última década. Durante o mesmo período, o número de unidades de apartamentos de condomínio para arrendamento privado cresceu 76 000.

O resultado, aponta o relatório, é um mercado de arrendamento que é “totalmente dependente” de condomínios de propriedade privada, onde as rendas são muitas vezes mais elevadas e os inquilinos podem ser mais vulneráveis a despejos.

Uma taxa de vagas saudável geralmente é classificada como estando à volta de 3 por cento, mas o relatório aponta que Toronto tem registado, “de forma consistente”, uma taxa de unidades livres muito menor nos últimos sete anos, período durante o qual a taxa de vagas para unidades de arrendamento construídas especificamente para esse propósito nunca superou 2,1 por cento e no caso das unidades de apartamentos de condomínio para arrendamento a taxa não ultrapassou 1,8 por cento.

O relatório também aponta que a baixa taxa de desocupação é em parte culpada pela subida do valor das rendas, uma média anual de 3,5 por cento desde 2011, um aumento que ultrapassa facilmente a taxa de inflação.

Embora o relatório admita que levará cinco a dez anos para trazer a taxa de vagas para um nível saudável, é sublinhado que existem alguns sinais positivos no horizonte, incluindo cerca de 25 mil unidades de arrendamento que estão previstas para desenvolvimento imobiliário.

Para efeitos do relatório, a área de Toronto é definida como a Área metropolitana do Censos. Isso inclui a cidade de Toronto, bem como partes das regiões de Halton, Peel, York e Durham, mas deixa de fora uma série de municípios da GTA, incluindo Oshawa, Whitby e Burlington.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER