Líderes de partidos de Ontário atacam Ford em saúde e educação no debate eleitoral
O Líder do PC, Doug Ford, enfrentou ontem os 3 principais concorrentes nas eleições de junho num debate televisivo. Ford focou-se no investimento que fez em infra-estruturas e em diminuir o custo de vida na província.
Uma das críticas mais duras veio do líder do Partido Verde, Mike Schreiner, que acusou Ford de desrespeitar os enfermeiros que chamou de heróis durante a pandemia e cujos aumentos salariais foram congelados. Ainda assim, um professor de estudos políticos da Queen’s University diz que Ford esteve bem no debate porque se esquivou a perguntas, fez acusações e repetiu slogans.
As sondagens sugerem que Ford está à frente com maioria absoluta. Ford disse ao líder do Partido Verde que quando formou governo o sistema de saúde estava desfeito e que agora cada uma das 50 regiões da província está a receber um novo hospital.
Ford disse também que o governo PC financiou as propinas dos enfermeiros se estes trabalhassem numa área mal servida, que o seu governo aumentou o salário dos PSW em $3 p/h e que está a dar aos enfermeiros um bónus de retenção de $5.000.
Os outros 3 líderes argumentaram que a revogação da legislação que limita o aumento dos salários dos enfermeiros e outros trabalhadores do sector público teria os ajudado mais do que atribuir-lhes um pagamento único.
Os cortes na educação e a construção de autoestrada 413 também foram criticados pelos outros 3 candidatos.
Redes Sociais - Comentários