GTA

Independência de Angola

celebrada em Toronto

A cidade de Toronto continua a ser um marco histórico para todos os angolanos que nela residem. A bandeira de Angola foi içada na Câmara Municipal de Toronto a 10 de novembro para celebrar o 44º aniversário da independência do país, que se assinalou no dia 11 deste mês.

Na celebração estiveram presentes membros da comunidade angolana e convidados que realçaram a importância deste ato.

Pedro Malungo, vice-coordenador da Comissão de Gestão da A.C.O. – Associação da Comunidade Angolana do Ontário – disse-nos que o evento é muito significativo e histórico, assim como um renovar da marca da presença da comunidade angolana: “É muito significativo, nos sentimos representados, nos sentimos parte da cidade de Toronto, incluídos”.

No encontro também fizeram questão de marcar presença pessoas que conheceram a comunidade angolana e se apaixonaram por ela, como é o caso de Jule Tremblay. “I’m here today because I’ve been part of the community since a few years now. I’ve been dancing Kizomba and Semba, so I feel like I want to be here for Independence Day”.

Em representação da vice-presidente da Câmara de Toronto, Ana Bailão, esteve Andy André que deixou uma palavra de incentivo à comunidade angolana: “Há muitas pessoas que passam na praça da Câmara Municipal e podem ver lá fora a bandeira de Angola. Ana Bailão dá os parabéns à comunidade angolana por estes 44 anos de independência e agradece por todo o comprometimento e contribuições, preservando a cultura e tradições”.

Manuel Alexandre, parte do Undocumented Works Committee, é português e vem à cerimónia sempre que pode, uma vez que se sente irmão de Angola: “Como portugueses não nos podemos esquecer das nossas raízes, e eu faço questão de vir sempre quando posso ao içar da bandeira, por consideração aos nossos irmãos. Porque eu considero Angola um país irmão. Deixo uma mensagem de esperança e de continuarem a contribuir para este país que é o Canadá”.

Com o orgulho de ser angolano a bandeira da república de Angola foi hasteada e o hino nacional entoado. 1975 a 2019 – parabéns Angola!!!

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER