GTA

Conselho de Toronto pede à província mais autonomia em vários departamentos

Conselho de Toronto pede à província mais autonomia em vários departamentos-Milénio Stadium-GTA
DR

A Câmara Municipal de Toronto vai pedir ao governo de Doug Ford que lhe dê mais controlo e autonomia em vários departamentos.

A moção foi aprovada ontem pelo conselho municipal e surge depois da província ter confirmado que ia atribuir mais autoridade executiva ao autarca da maior cidade do país.

Os departamentos onde a autarquia quer mais controlo e autonomia são segurança rodoviária, planeamento e habitação, atribuição de licenças de canábis e de bebidas alcoólicas e medidas de angariação de receitas e orçamentação.

A moção surge depois da imprensa canadiana ter revelado esta semana em primeira mão que o Premier Doug Ford queria dar mais poderes aos autarcas de Toronto e de Otava, algo semelhante ao que já existe em muitas cidades americanas. Os detalhes ainda não são conhecidos, mas especula-se que podem dar aos autarcas destas 2 cidades mais controlo sobre o orçamento municipal e sobre assuntos de habitação.

Atualmente o presidente da Câmara Municipal de Toronto ainda representa apenas um voto no conselho quando se trata da maioria das decisões.

O Premier Doug Ford prometeu avançar com os pormenores mais tarde. Um exemplo da falta de autonomia do autarca aconteceu há vários anos quando Tory quis criar portagens na Don Valley Parkway e na Gardiner Expressway para criar receitas e a então Premier Liberal Kathleen Wynne negou o pedido.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER