Celebração do 49.º Aniversário da Independência de Angola
A Assembleia Provincial de Ontário voltou a receber a celebração da independência da República de Angola. O Cônsul-Geral de Angola em Toronto, o embaixador Mateus Barros José, acompanhado do corpo diplomático, participou na cerimónia do hastear da bandeira angolana no dia 7 de novembro, para celebrar o 49.º aniversário da independência do país, que se assinalou no dia 11 deste mês.
Para assinalar a efeméride foram acompanhados por figuras da política canadiana, corpo diplomático de vários países, vários membros de algumas associações e público em geral.
Após a abertura da cerimónia, o Presidente da Assembleia Legislativa de Ontário, Ted Arnott, realçou a importância da comunidade angolana na província e parabenizou todos os angolanos pela conquista e celebração da independência de Angola.
O representante máximo da diplomacia angolana no Canadá, Mateus Barros José, no seu discurso durante o evento, destacou a importância da conquista da independência, o fim da guerra civil, a reconstrução do país, os investimentos, o turismo, as relações entre o Canadá e Angola e a contribuição dos angolanos e seus descendentes na vida social do Canadá em todos os níveis sociais.
Fomos saber, junto de alguns dos convidados que decidiram marcar presença neste momento, qual era a importância do evento:
Ana Luísa Riquito – Cônsul-Geral de Portugal em Toronto: “viva a liberdade, viva a independência! Este é um dia de alegria partilhada entre Portugal e Angola. Os movimentos de libertação de todos os povos africanos colonizados pelo imperialismo português, ao libertarem-se, libertaram-nos a nós, os portugueses e as portuguesas, também, de 48 anos de uma longa ditadura fascista e 13 anos de uma guerra mortífera. E por isso, viva a liberdade, viva a independência e a fraternidade que descobrimos depois da independência.
Henry Mangal- Cônsul-Geral de Santa Lúcia em Toronto “parabéns para todos os angolanos em Toronto, Ontário e no resto do Canadá, por celebrarem o vosso 49.º aniversário da independência. Nós estamos felizes em fazer parte desta celebração. Desejamos-lhe contínua liberdade e sucesso enquanto nação jovem”
Jill Andrew, deputada provincial pelo distrito eleitoral de Toronto-St. Paul’s “quero dizer à comunidade angolana: obrigado pela vossa resiliência, pela vossa determinação, pelo vosso compromisso com a excelência, pelo compromisso com o país, com a comunidade, pelos vossos valores familiares, pela força e pela determinação.”
Também houve declarações Sheref Sabawy pelo partido Conservador, Marit Stiles pelo NDP, Lucille Collard pelo Liberal e Aislinn Clancy pelo partido Verde.
A República de Angola e o Canadá estabeleceram as relações político-diplomáticas a 3 de fevereiro de 1978 e, no âmbito destas relações, os dois países sempre mantiveram laços de cooperação amistosos, traduzidos na assinatura de vários instrumentos jurídicos e na realização de fóruns empresariais e económicos.
O Canadá também apoia organizações locais que promovem a educação, os direitos humanos, a igualdade de género e o empoderamento de mulheres e adolescentes em Angola.
A comunidade angolana estará presente hoje, dia 15, às 12h30, na Câmara Municipal de Toronto para o hastear da bandeira.
Texto: Francisco Pegado
Fotografias: Cindy/Emotions Photography
Redes Sociais - Comentários