Local

Ford falou com Carney e Premiers antes da reunião comercial em Washington

Créditos: CBC

O primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, e o ministro federal das Finanças, Dominic LeBlanc, sugeriram na quarta-feira (12) que pretendem sair de uma reunião com um alto funcionário dos EUA com um “plano coerente” para o caminho tarifário a seguir.

Os políticos canadianos disseram que esperam um encontro cordial que faça baixar a temperatura, apesar de este se realizar depois de Lutnick e o Presidente dos EUA, Donald Trump, terem feito comentários referindo-se a Ford como “um tipo qualquer do Ontário” e à sua “pequena ameaça” de colocar uma sobretaxa sobre as exportações de eletricidade para os EUA. “Eu disse: ‘Isto vai ser ganho numa hora’, e (nós) anunciámos o que íamos fazer e eles retiraram a sua pequena ameaça”, disse Trump na quarta-feira.

Os EUA impuseram tarifas de 25 por cento sobre as importações de aço e alumínio a partir de quarta-feira e o governo canadiano anunciou tarifas sobre bens americanos no valor de quase 30 mil milhões de dólares em retaliação.

Trump ameaçou fixar as tarifas sobre o aço e o alumínio em 50 por cento, em resposta ao facto de Ontário ter colocado uma sobretaxa sobre a eletricidade que exporta para três estados norte-americanos, mas ambas as partes concordaram em recuar após Lutnick ter proposto a reunião.

Ford disse que espera falar sobre o Acordo Estados Unidos-México-Canadá com Lutnick e espera antecipar uma revisão do USMCA marcada para o próximo ano. “Quero garantir que todos entendam que a expetativa é ir até lá, construir esse relacionamento, falar sobre o USMCA”, disse. “Não vamos sair com o USMCA, mas há anos que estamos nos negócios, é tudo uma questão de construir o relacionamento, entender o que eles exigem, quais são as nossas necessidades e seguir em frente”.

Ford também disse que quer pôr fim ao frenético vai-e-vem de tarifas. “Quero descobrir onde é que a fasquia está colocada”, disse. “Em vez de continuar a mudar a baliza, quero saber com que rapidez querem avançar e ver quais são os seus requisitos.”

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER