Comunidade

XXXVII Semana Cultural Alentejana: Casa do Alentejo celebra portugalidade

casa do alentejo - semana cultural - milenio stadium
Créditos: Carmo Monteiro

 

A Casa do Alentejo deu início à 37ª Semana Cultural Semana Alentejana, no passado dia 21 de outubro. O primeiro dia encheu o salão do restaurante O Sobreiro com membros e amigos da casa. O mestre-de-cerimónias desta edição, Laurentino Esteves, relações-públicas da Casa do Alentejo, depois de dar as boas-vindas aos presentes, chamou Teresa Vieira Santos para interpretar os Hinos Nacionais.

Seguiram-se os discursos de Julie Dzerowics e Marita Stiles, deputadas federal e provincial, respetivamente, e do presidente da direção, Jaime Nascimento que emocionado salientou que “este dia tem um honrado significado para esta casa… é o voltar à cultura!” e aproveitou para se dirigir a Carlos de Sousa, ex-presidente da Casa do Alentejo: “quero deixar-lhe o meu agradecimento muito especial, acima de tudo porque se esta casa continua de portas abertas (…) isso se deve a uma vontade obstinada de um pequeno grupo que aqui continuou a exercer uma atividade, uma atividade muito especial e necessária para a nossa comunidade… a gente esquece-se, mas há muito, muito para fazer nesta comunidade e quero deixar aqui um abraço de agradecimento em nome da Casa do Alentejo ao Carlos de Sousa, que foi um pioneiro para que esta casa estivesse aberta.

E a nossa presença, hoje aqui reiniciando o que levou a Casa do Alentejo a um patamar inigualável em termos da cultura, a divulgação da cultura portuguesa isso se deve ao facto de que as costas não foram para o chão e tivemos a oportunidade de nos sentirmos impulsionados por essa vontade tremenda de voltar a fazer aquilo que foi feito durante quase 40 anos em termos de calendário, mas 37 anos efetivos nesta casa.” Depois do tradicional brinde e o “Alentejo de Honra”, deu-se a inauguração das exposições do artesão Artur Jesus e dos trabalhos de Arraiolos pelo Grupo de Tapetes de Arraiolos da Casa do Alentejo. Já na Galeria Alberto Castro, o professor José Pedro Ferreira fez o lançamento oficial da revista da 37ª Semana Cultural Semana Alentejana e inauguraram-se as exposições dos trabalhos da artista Clara Antunes, do escultor/artista plástico Tony Louvado e da exposição itinerante comemorativa do centenário de José Saramago. De seguida, quem ficou para a Noite Tradicional Alentejana, foi conduzido para o salão nobre onde foi servido um jantar típico onde não faltou a tradicional “Carne à Alentejana”. O serão foi concluído com a atuação do Grupo Beira Serra.

 

semana cultural - casa do alentejo - milenio stadium

 

Como já é habitual, o ponto alto desta emblemática semana cultural é a noite dedicada ao fado. O salão nobre esgotou, pois para esta edição, a Casa do Alentejo fez questão de assinalar o centenário da rainha do fado, Amália Rodrigues, e para o efeito convidou de Portugal “Em Casa d´Amália: Ao Vivo”, grupo constituído por José Gonçalez, André Amaro, Miguel Moura, Miguel Ramos, José Geadas e Rogério Caixinha.

A soirée foi apresentada pelos mestre-de-cerimónias Laurentino Esteves e Cristina de Jesus e contou com a presença do Embaixador de Portugal no Canadá, António Leão Rocha, e da Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Sofia Batalha, e outras individualidades, como da sócia número 1 desta casa, Rosa de Sousa, que teve direito a uma ovação dos convivas aquando da sua chegada dado à sua dedicação de corpo e alma à mesma.

A 37ª Semana Cultural Semana Alentejana vai decorrer até ao dia 29 de outubro, durante os dias 23 a 27 teve uma agenda preenchida com eventos dedicados não só à cultura, tradições e gastronomia portuguesa, mas também à juventude. Para hoje (28) à noite, se ainda não tiver nada programado, o Milénio Stadium convida-o a passar pela Casa do Alentejo para a Noite de Fados com os fadistas locais: Teresa Vieira Santos, Manuel Silva e Clara Santos, acompanhados por Hernâni Raposo, Valdemar Mejdoubi e Pedro Joel. Como estamos no prenúncio do Halloween, amanhã (29) a 37ª Semana Cultural Semana Alentejana vai encerrar com o Baile de Máscaras, com a atuação de Flávio dos Santos e Rui Pedro.

Da nossa parte, deixamos os parabéns à Casa do Alentejo por dar voz, celebrar e partilhar as tradições alentejanas com os sócios, amigos e a comunidade em geral.

Texto e fotos: Carmo Monteiro / MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER