Comunidade

Uma angariação de fundos para a Magellan Community Foundation na Old Mill Inn

magellan - milenio stadium

 

Se Toronto tem recantos bonitos, um deles é, sem dúvida, a histórica estalagem Old Mill, que fica na margem do Rio Humber, a que facilmente se tem acesso por metro, na paragem do mesmo nome. É um lugar cheio de história!

Porque se chama Old Mill? Porque, em 1793, o governador Simcoe ordenou aos militares que construíssem uma serração (sawmill) nesse local, o primeiro local industrial do que é hoje a cidade de Toronto.

No início do século XIX, a visão de um só homem começou a transformação do Vale Humber para sempre. Robert Home Smith, financiador, construtor ferroviário, promotor imobiliário e desportista entusiasta comprou 3.000 acres no Vale Humber, do Lago Ontário.

Os primeiros anos prósperos do século XIX foram interrompidos com o início da Primeira Guerra Mundial a 4 de Agosto de 1914, o dia em que o antigo Jardim de Chá da Old Mill abriu. O Jardim funcionou como centro comunitário para os residentes de um novo empreendimento residencial, um local onde se trocavam notícias e eventos do dia. O lema de Home Smith, o empreendedor, “A LITTLE BIT OF ENGLAND FAR FROM ENGLAND” alcançou o objetivo de criar um subúrbio de Toronto gracioso e tranquilo através da arquitetura Tudor inglesa.
Ora, é neste local bonito e histórico que se reúne, regularmente e desde há quase 20 anos, um grupo de mulheres luso-canadianas, num recanto convidativo do Home Smith Bar. Nas reuniões, já se fala mais e melhor o inglês do que o português, mas o gosto de aprender e de partilhar facetas da cultura portuguesa transmitida pelos pais, ou vivida em menina ou adolescente antes de imigrar, de forma palpável e saudável.

Foi baseada nessa premissa e, simultaneamente, numa angariação de fundos para a Magellan Foundation, que Manuela Marujo e Ilda Januário foram convidadas, no passado dia 21 de abril, para apresentarem os seus livros lançados em dezembro de 2022: “CANADÁ: OLHARES E PERCURSOS DE UMA PORTUGUESA CURIOSA”, cujas receitas são inteiramente doadas à Fundação Magellan; e “BROTHERS AND SISTERS IN THE CROWN, THE HOLY SPIRIT FESTIVALS IN CANADA”, de que 1/4 da receita das vendas já foi doado à Fundação.

Apesar de o grupo reunido neste mês contar apenas com uma quinzena de participantes (incluindo as autoras), elas foram generosas nas suas compras, e o ambiente intimista e amigável que se gerou foi um ponto alto da nossa primavera.

Como a maioria sabe, a Magellan Community Foundation já recebeu autorização para construir futuro lar Magellan Centre para idosos de língua portuguesa e agora aguarda as licenças para o fazer. Se o leitor também quiser contribuir, terá direito a receber o livro “CANADÁ: OLHARES E PERCURSOS DE UMA PORTUGUESA CURIOSA” mediante o donativo de pelo menos $40. Para tal, poderá contatar [email protected].
Para o grupo das luso-canadianas que teve esta iniciativa, vai o nosso sincero obrigado como autoras e apoiantes do projeto da Magellan Community Foundation.

Ilda Januário e Manuela Marujo

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER