Comunidade

Um brinde por um futuro mais seguro

Downtown Winery

IMG_9830
IMG_9844
IMG_9856
IMG_9854
IMG_9836
IMG_9841
IMG_9832
IMG_9827
IMG_9822
IMG_9842
IMG_9834
IMG_9817
IMG_9826
IMG_9819
IMG_9837
IMG_9850
IMG_9851
IMG_9830 IMG_9844 IMG_9856 IMG_9854 IMG_9836 IMG_9841 IMG_9832 IMG_9827 IMG_9822 IMG_9842 IMG_9834 IMG_9817 IMG_9826 IMG_9819 IMG_9837 IMG_9850 IMG_9851

Fotos: Francisco Pegado

Aconteceu no dia 26 de junho, num ambiente acolhedor e carregado de empatia. O Downtown Winery, no coração de Toronto, foi o cenário de uma noite memorável: “Raise a Glass, Raise the Roof – Um Brinde por um Futuro Mais Seguro”, um evento solidário promovido pela Royal LePage® Supreme Realty, com o objetivo de apoiar mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, em particular através do abrigo The Redwood Shelter.

O evento reuniu dezenas de agentes imobiliários, membros da comunidade luso-canadiana, líderes sociais e cidadãos sensibilizados pela causa, com o intuito de angariar fundos para a Royal LePage Shelter Foundation a maior fundação pública no Canadá dedicada exclusivamente ao financiamento de abrigos para mulheres e à prevenção da violência de género.

Desde a sua criação, em 1998, a Royal LePage Shelter Foundation já canalizou milhões de dólares para centenas de abrigos em todo o país. O seu modelo inovador liga cada agência imobiliária a um abrigo local, promovendo o envolvimento direto dos agentes nas comunidades onde vivem e trabalham. “Quando foi perguntado aos agentes imobiliários qual deveria ser o foco da nossa responsabilidade social, a resposta foi unânime: apoiar mulheres em situação de violência. É uma missão que nos une”, afirmou Carly Neill, responsável pela angariação de fundos e comunicação da fundação.

O evento marcou também o início da nova edição do Shelter Foundation Challenge – Cambodia, uma caminhada solidária pelas florestas do Camboja que reunirá dezenas de agentes da Royal LePage para sensibilizar e angariar fundos para a causa. “Há dois anos, participei numa caminhada no Equador com mais de 100 colegas. Angariámos 1,7 milhões de dólares. Agora, vamos ao Camboja com o mesmo objetivo: dar voz a quem não a tem. Estas caminhadas são simbólicas, mas o impacto é real nas vidas que conseguimos mudar”, afirmou Manny Andrade, presidente e proprietário da Royal LePage Supreme Realty. “Durante anos, fiz a minha vida nesta comunidade. Hoje, sinto que é minha obrigação retribuir. Ajudar a garantir que todas as mulheres tenham um lugar seguro onde possam reconstruir as suas vidas”, acrescentou, visivelmente emocionado.

Ao longo da noite, os convidados participaram num leilão silencioso, ouviram histórias de sobrevivência e conheceram de perto o trabalho do The Redwood Shelter, instituição beneficiada pelo evento, que presta apoio a mulheres e crianças vítimas de violência, pobreza e sem-abrigo. “A maioria das pessoas que apoia esta causa nunca irá conhecer quem está a ajudar. E é precisamente isso que torna o gesto tão poderoso. Saber que há uma comunidade por detrás de nós dá-nos força para continuar” partilhou Marie Colucci, gestora associada de angariação de fundos e apoio à liderança do The Redwood Shelter “

Durante o evento, houve também espaço para reflexão sobre o papel dos homens na luta contra a violência de género. “É essencial envolver os homens nesta conversa. É preciso quebrar o silêncio, trabalhar na prevenção e na mudança de comportamentos. Todos homens e mulheres temos um papel a desempenhar. “Se estás a viver uma situação de violência, fala. Há ajuda. E se és um homem e percebes que precisas de mudar, também há apoio para ti. O primeiro passo pode ser difícil, mas é também o mais corajoso” sublinhou Marie Colucci. 

Neste evento solidário perguntamos para alguns dos participantes e organizadores a partilharem as suas motivações.

“Como mulher, sinto que é nosso dever dar voz àquelas que não podem falar. Tenho uma filha e quero que a geração dela saiba que viver com medo nunca pode ser normal”, afirmou Cândida Silva, agente da Royal LePage Supreme Realty. “A inspiração para mim vem das muitas pessoas que conhecemos ao longo dos anos e que passaram por situações de violência. É nosso dever apoiar, de qualquer forma que pudermos”, partilhou Lúcia Macedo, gerente de vendas da Royal LePage Supreme Realty.

No final da noite, foram angariados 12.000 dólares, um contributo significativo que irá diretamente apoiar os serviços prestados pelo The Redwood Shelter, incluindo acolhimento de emergência, programas de educação, apoio psicológico, formação profissional e reintegração social.

A Realidade no Canadá

No Canadá, ocorre um feminicídio a cada 48 horas, sendo a maioria dos crimes cometidos por parceiros íntimos ou familiares, muitas vezes dentro da própria casa. De acordo com dados da OAITH (Ontario Association of Interval & Transition Houses), Aura Freedom International – Freedom from Violence for Women and Girls, Governo do Canadá – Intimate Partner Violence e o relatório #CallItFemicide 2024, 77% das vítimas foram mortas em locais privados. A violência doméstica permanece uma realidade muitas vezes invisível: 1 em cada 3 mulheres canadianas já foi vítima de violência física ou sexual por parte de um parceiro íntimo, sendo que muitos casos nunca chegam a ser denunciados. A necessidade de proteger estas vítimas e de agir de forma coletiva enquanto comunidade é, hoje, mais urgente do que nunca.

Nota aos leitores: Se conhece alguém em situação de violência doméstica, ou se precisa de ajuda, contacte uma linha de apoio local ou procure um centro de acolhimento. A violência não é inevitável e ninguém deve enfrentá-la sozinho.

THE REDWOOD CHAT iDetermina.ca 

TEXT 647-370-8300 TELEFONE 416-533-8538 TTY 416-533-3736 

FP/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER