Comunidade

Toronto Raptors realizam clínica comunitária no Dia Mundial do Basquetebol

No âmbito das comemorações do 2º Dia Mundial do Basquetebol, a NBA anunciou várias iniciativas para celebrar o jogo e unir pessoas de todo o mundo. O Dia Mundial do Basquetebol, criado pelas Nações Unidas em 2023, é celebrado anualmente a 21 de dezembro, data em que o Dr. James Naismith introduziu pela primeira vez o basquetebol no Springfield YMCA, em 1891.

A única equipa de basquetebol profissional do Canadá, os Toronto Raptors, também participou nas celebrações com uma iniciativa especial que teve lugar no Trinity Community Recreation Centre, em Toronto, em parceria com o Working Women’s Community Centre. O clube organizou uma clínica comunitária focada em empoderar meninas dos 8 aos 15 anos que falam espanhol e português.

Bruno Fernando, jogador angolano dos Toronto Raptors, acompanhado por alguns colegas de equipa, participou do evento dirigido por Mery Andrade, treinadora-adjunta dos Toronto Raptors. 

Bruno realçou a iniciativa e a oportunidade de conviver com a comunidade angolana, não só de Toronto, mas também de outras partes, destacando a importância da conexão através do desporto.

“É uma honra fazer parte deste dia e celebrar este momento. São dois momentos importantes: primeiro, queremos empoderar as meninas no basquetebol; depois, é também uma oportunidade de partilhar não só com a comunidade angolana, mas com outras também. Claro que estou feliz por poder estar com angolanos e poder abraçar essa conexão” disse Bruno Fernando. O atleta continuou dizendo que “quero estar mais perto das nossas comunidades”.

A tarde foi marcada por muita energia com as participantes a envolverem-se em sessões de desenvolvimento de habilidades desportivas, orientadas por treinadores e jogadores dos Raptors. O evento teve como foco a inclusão, o bem-estar, a educação cultural e a promoção da conexão comunitária através do basquetebol.

Ana Bailão, uma das apoiantes da organização do evento, partilhou a sua experiência sobre o evento: “Foi uma iniciativa direcionada para as meninas, com vários programas incluídos, desde o basquetebol ao bem-estar, no Dia Internacional do Basquetebol. Foi muito satisfatório estar com as crianças e com os jogadores também, especialmente quando há uma ligação ou quando os conhecemos, o que torna o momento ainda mais gratificante. Foi também uma forma de ajudar os atletas a sentirem-se mais abraçados, já que estão distantes de casa.”

Este evento sublinha o compromisso dos Toronto Raptors em usar o basquetebol como uma plataforma para promover a inclusão e o empoderamento social, criando oportunidades para jovens de diversas origens se conectarem e crescerem através do desporto.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER