Comunidade

St. Patrick’s Parede reforça a cultura irlandesa e leva alegria às ruas de Toronto

patricks parade - milenio stadium

 

Uma onda verde tomou conta das ruas do centro de Toronto no último domingo (19), em comemoração ao St. Patrick’s Day. A tradicional Parada, que acontece há 34 anos, é um dos maiores eventos comunitários da cidade e é a maior celebração da cultura irlandesa dentro do Canadá.

As bandas e apresentações de artistas variados, grupos comunitários, escolas e organizações culturais, levaram muita alegria para as ruas. De acordo com a St. Patrick’s Parade Society, no total, desfilam mais de de 5 mil pessoas anualmente, e outros milhares ficam nas pontas das ruas para assistir ao espetáculo. Apesar de atrair um público de todas as idades, as crianças chamaram a atenção com o sorriso no rosto. “Eu gosto das músicas, eu danço bastante. E é alegre, divertido” disse Ciara Hibs.

A festa é uma grande homenagem ao padroeiro da Irlanda, St. Patrick ou São Patrício, responsável por levar a doutrina católica ao país. O missionário morreu em 17 de março de 461. E é próximo a essa data que todos os anos acontecem as celebrações, especialmente nos países da língua inglesa. Uma época que, sem dúvida, é ideal para que as crianças relembrem a herança dos seus descendentes.

 

lawrence market - milenio stadium

 

Tara Dix, levou as duas filhas para o desfile, porque para ela “é importante que elas vejam parte da cultura irlandesa e não percam essa memória que fez parte da vida dos avós delas”.

Nas celebrações do St. Patrick’s Day, as pessoas vestem-se de trajes verdes porque o santo usava um trevo de três folhas como metáfora para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos. Deus seria como o trevo de três folhas: uma unidade que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo. A planta já era considerada pelos povos nativos irlandeses (celtas) como um símbolo de boa sorte. Outro objeto presente na festa é a Cruz Celta. Patrício teria unido a cruz católica à cruz solar (de origem irlandesa) para criar a cruz celta. Mas a festa de St. Patrick vai muito além de um espetáculo verde. É uma grande oportunidade de promover a cidade de Toronto e sua diversidade.
Trabalhadores do maior sindicato da construção da América do Norte, LiUNA Local 183, foram alguns dos que desfilaram na Parada. Ana Bailão, candidata a Mayor de Toronto, acompanhou a caminhada ao lado do Business Manager da LiUNA, Jack Oliveira. Outros milhares de pessoas se alinharam nas ruas da Bloor, Yonge e Queen para assistir a parada. Este ano a apresentação durou cerca de 3 horas.

Maiane Nogueira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER