Comunidade

Semana de Portugal – 2019 Tempo para celebrar

No passado sábado, dia 4 de maio, a Galeria dos Pioneiros em Toronto foi o palco da apresentação do programa da Semana de Portugal. Na verdade, os eventos vão ser muitos e não apenas numa só semana, o que dá à comunidade portuguesa, a residir na área da Grande Toronto, a possibilidade de celebrar Portugal em vários momentos.

Katia Caramujo fez uma breve apresentação, salientando as novidades deste ano – “A novidade é que já revelámos a atribuição dos prémios de mérito. Normalmente a ACAPO deixa a revelação para o dia da Gala, este ano decidimos divulgar essa informação antecipadamente. Também temos o concerto dos Xutos e Pontapés que estão a celebrar 40 anos da sua carreira com esta sua tournée, infelizmente esta é a primeira sem a presença de Zé Pedro. Eles gostam muito de vir a Toronto, por isso achámos que era boa ideia trazê-los novamente. Depois temos os eventos mais emblemáticos – a Parada do Dia de Portugal, a homenagem aos pioneiros, enfim… a programação a que a comunidade já está habituada.”

José Maria Eustáquio, ex-presidente da ACAPO e membro da Comissão Ad-Hoc, teve oportunidade de explicar por que razão, ao contrário do que aconteceu até aqui, a ACAPO decidiu anunciar, com antecedência, a quem iriam atribuir um prémio de mérito, por ocasião da Gala que acontecerá amanhã, sábado, dia 11 de maio – Alexandre Franco e Fernando Cruz Gomes são os dois nomes reconhecidos este ano – “houve sempre uma relação interessante com os media comunitários. Todos os clubes associados com a Aliança sempre tiveram perfeita consciência que, sem a ajuda da comunicação social, o trabalho que eles têm desenvolvido e tudo o que têm construído em defesa da preservação da cultura portuguesa, não chegaria a ninguém e não teria por isso qualquer efeito. O Alexandre Franco e o Fernando Cruz Gomes da minha parte, pessoalmente, enquanto alguém ligado a esta organização, foram dois indivíduos fundamentais para eu me interessar e envolver no trabalho comunitário e movimento associativo.”

Outro dos momentos altos das comemorações do Dia de Portugal em Toronto é a cerimónia do Portuguese Canadian Walk of Fame que vai, mais uma vez, acontecer na véspera da Parada de Portugal.

Manuel DaCosta explicou que a edição deste ano continuará a honrar luso-canadianos que têm uma história de dedicação aos outros e que têm feito algo em prol da sociedade – “o objetivo é esse, mas a distinção tem que ser mesmo distinta, como se costuma dizer, porque não é só o ter sucesso em dinheiro, isso qualquer pessoa pode conseguir e, ao fim ao cabo, não sei se é isso que nos traz satisfação na vida. Eu admiro pessoas de sucesso no negócio, mas ainda admiro mais aqueles que dão algo de si próprios à sociedade, para ajudar, de certa forma, aqueles que fizeram deles um sucesso.”

Este ano, o Portuguese Canadian Walk of Fame vai proporcionar a visita e o desfrutar na Peach Gallery de uma exposição muito especial – com o tema “Avós”. Serão recebidas famílias e histórias de relacionamentos entre os netos e aqueles que são agora, como tantas vezes acontece, pais duas vezes, como afirma Manuel DaCosta – “os avós para mim sempre tiveram um lugar muito especial e muitas vezes são ignorados. Então decidimos que devíamos este ano fazer esta exposição de homenagem. Já houve uma exposição destas em Montreal e teve muito sucesso. E nós decidimos honrar os avós dessa forma.”

Sempre com o objetivo de chegar mais longe, a Luso-Canadian Charitable Society organiza este ano mais uma Volta Luso – cuja meta é, e sempre será, ajudar quem mais precisa. Jack Prazeres, presidente da Luso, deu-nos todas as novidades deste ano, começando por explicar por que razão esta iniciativa aparece pela primeira vez associada ao programa da Semana de Portugal – “nós estamos sempre a pensar em maneiras de melhorar. E a Volta Luso não tem tido muita sorte com o tempo – nas anteriores edições ou choveu, ou nevou… – agora decidimos mudar para junho para ver se temos mais sorte (risos). Por outro lado, precisamos de toda a ajuda, de toda a gente. Então achámos que participar num evento, como é a Semana de Portugal, faz todo o sentido, considerando que precisamos de todo o apoio de toda a comunidade.”

O programa da Semana de Portugal é vasto e diversificado, mostrando bem o dinamismo da comunidade luso-canadiana. A festa está quase a começar e o orgulho português estará bem elevado em cada esquina da Grande Toronto.

Catarina Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER