Semana Cultural Alentejana encerra com Fado na Casa do Alentejo de Toronto
No sábado, dia 26 outubro, a Casa do Alentejo de Toronto recebeu a fadista Alexandra, que trouxe o seu fado para juntos celebrarmos a Semana Cultural Alentejana, promovida pela Casa do Alentejo Community Centre. Foi uma noite de gala com uma casa cheia onde os presentes participaram do encerramento da semana cultural com uma das vozes mais talentosas do fado.
O centro cultural celebrou assim, a 39ª edição que aconteceu de 18 a 26 de outubro sob o tema: Distância sem Limite. “Sinceramente, tenho muita pena que acabe. Para quem conhece e percebe a Casa do Alentejo, sabe que é uma instituição cultural que tem o prazer de apresentar coisas genuínas, e coisas genuínas vindas do Alentejo. Nós também representamos as outras partes e culturas de todo o Portugal, mais o Alentejo em primeiro lugar. Parabéns à comunidade que hoje está connosco em massa, uma casa brilhante, uma casa linda que foi lisonjeada por quase todas as pessoas aqui presentes. Espero que estejam sempre com o nosso centro sem esquecer as outras orgânicas e os clubes culturais”. Falou Jaime Nascimento, presidente da direção da Casa do Alentejo.
O dirigente falou ainda que “a Casa do Alentejo irá continuar e jamais encerrar, a menos que aconteça uma catástrofe, que espero que não aconteça”
A artista plástica Delfina Freire trouxe uma das suas obras mais icónicas, o busto da diva do Fado, Amália Rodrigues que esteve exposta no palco durante o espetáculo. “A Casa do Alentejo é uma porta aberta para a cultura portuguesa e é um prazer estar aqui com a minha escultura. Agradeço pela oportunidade e espero que haja muito mais casas do Alentejo que tragam noites de fado espetaculares como a de hoje”.
Quem também esteve presente e partilhou o momento, foi a Paula de Medeiros, deputada da Assembleia da República, “para mim significa muito, enquanto pessoa, enquanto política, enquanto portuguesa, enquanto luso-canadiana. Estar aqui numa casa que sempre me recebeu bem, sempre me ajudou e que da qual eu também sou fruto, é algo que me deixa sempre arrepiada e muito emocionada. E hoje estar em cima do palco foi uma sensação de retribuição a todos que apostaram em mim. Eu finamente consegui olhar hoje nos olhos da comunidade portuguesa e dizer obrigado por terem apostado em mim e podem contar comigo para o que der e vier, no que tiver ao meu alcance eu estarei aqui independentemente da situação que for. Enquanto política, enquanto Paula, não interessa, eu estou aqui sempre com a minha comunidade porque foram eles que me ajudaram a crescer e me deram a mão e são eles que estão no meu coração”.
Também Alexandra, fadista e artista do dia, vinda de Portugal, falou com a nossa equipa o quanto foi prazeroso fazer parte deste momento cultural – “Nós sempre quando vimos cantar para os nossos compatriotas sentimos uma certa emoção porque nos recebem muito bem. Eles sentem saudades de Portugal e dão-nos todo o carinho e eu também gosto de vir cantar para os nossos compatriotas por todo este carinho e trazer o calor de Portugal até eles”. Perguntamos o que diria a todos os participantes da Semana Cultural do Alentejo e a fadista agradeceu por mais uma vez ser recebida com muito amor e carinho na cidade de Toronto. Alexandra também agradeceu em nome dos colegas de profissão que adoram mostrar a sua arte neste lado da América do Norte.
Alexandra subiu ao palco e com sua voz cheia de emoção, marcou cada um dos presentes no último dia da Semana Cultural Alentejana de Toronto.
Sobre a Casa do Alentejo
As atividades na Casa do Alentejo têm funcionado como o eixo de um espaço cultural polivalente. Acontece na Casa do Alentejo de tudo um pouco, mas a defesa da cultura portuguesa é o ponto comum. Nesta Casa há apresentações de livros, sessões de poesia, exposições temporárias, conferências temáticas, semanas gastronómicas, concursos nas áreas das artes plásticas, letras e fotografia, exposições de artesanato, semanas dedicadas aos concelhos alentejanos, tardes culturais aos sábados, bailes e outras atividades sociais. Desde a sua fundação, a instituição tem sabido adaptar-se ao longo dos seus 41 anos de existência, continuando a divulgar as tradições e cultura da região alentejana em Toronto.
Francisco Pegado/MS
Foto: Enerson da Silva/CamõesTV
Redes Sociais - Comentários