Comunidade

Seguradoras batem recordes com inundações

Alterações climatéricas estão a afetar planeamento das cidades

A 7 de agosto Toronto foi surpreendido quando muita chuva em pouco tempo em algumas áreas da cidade. De acordo com as estimativas do radar do The Weather Network, algumas áreas receberam mais de 100 mm em menos de três horas, o que causou inundações extensas. Houve relatos de inundações em ruas e caves no centro de Toronto.

Até ao momento, em 2018, as seguradoras já pagaram mais de $ 800 milhões em sinistros relacionados com o clima em Ontário. Os especialistas preveem que ultrapasse os mil milhões de dólares ainda este ano. O “Manhãs da Camões” recebeu em estúdio Pete Karageorgos, diretor da Insurance Bureau of Canada (IBC), a associação nacional da indústria que representa as seguradoras de casas, carros e empresas do país.

 

Camões Radio: O que é que faz a Insurane Bureau of Canada?

 

Pete Karageorgos: Nós representamos as seguradoras que vendem seguros para casas, carros e empresas. O nosso papel é ajudá-los e a minha função é informar os clientes sobre possíveis dúvidas. Este ramo às vezes pode ser extremamente confuso e nós tentamos simplificar a informação. Sempre que tiverem um acidente ou um dano podem ligar-nos, enviar e-mail ou consultar o nosso website, não precisam de ligar à seguradora. Recentemente tivemos inundações em Toronto, que afetaram dezenas de propriedades e de carros e ajudámos as pessoas a avançarem com os processos de indemnização. Na parte oeste da cidade tivemos muitos condomínios e muitas casas afetados pelas inundações. Com as nossas informações os processos andam mais rápido e as pessoas podem recuperar as suas casas, carros e empresas.

 

Camões Radio: Toronto está preparado para inundações?

 

PK: Na última semana choveu muito em pouco tempo em algumas áreas da cidade. E isto está a acontecer com cada vez mais frequência. Em 2013 tivemos outra tempestade que inundou um GO train. Estamos a trabalhar em conjunto com o governo federal e municipal num programa que se chama The Toronto Home Resilience Pilot Program. Este programa normalmente custa cerca de $500 e pagamos $400. Verificamos todos os esgotos da propriedade e apresentamos uma lista de sugestões para prevenir futuras inundações. Mas cada um pode verificar se quiser. E também é importante verificar se a água proveniente do telhado está a ser drenada para o jardim.

Por outro lado, a cidade também criou um subsídio para apoiar os proprietários a instalarem dispositivos de proteção de inundações que podem ir até $3.400.

Não sabemos quando vamos ter a próxima tempestade e temos visto a cidade a crescer, mas não sabemos até que ponto é que essas novas infraestruturas estão preparadas porque a água está a ser canalizada para um sistema antigo de esgotos.

 

Camões Radio: A cidade não tem investido na requalificação do sistema de esgotos?

 

PK: Estamos em contacto com a Câmara de Toronto e eles estão a criar um plano orçamental para melhorar o sistema de esgotos no caso de grandes tempestades. Ainda assim acho que não é suficiente porque as tempestades são imprevisíveis e não sabemos até que ponto é que se podem tornar frequentes. Por exemplo, podemos construir um sistema eficaz para o presente que dentro de poucos anos pode estar completamente ultrapassado se as tempestades se tornarem mais comuns.

Também há outro dado importante, a questão dos espaços verdes. Com o ritmo de construção dos últimos anos, a cidade tem eliminado as áreas verdes que são muito importantes para absorver a água. Para as seguradoras também é preocupante porque começamos a ter vários processos nas mesmas áreas. Por exemplo em Windsor, em menos de dois anos, tivemos duas tempestades que custaram quase $3 milhões de dólares em estragos em propriedade. Foram tempestades semelhantes à que tivemos agora em Toronto. Só para terem uma ideia, este ano, em Ontário, as seguradoras já pagaram mais de $800 milhões aos clientes. No Canadá, todos os anos, anda à volta de $400 milhões, normalmente. Em 2018 no Canadá é possível que ultrapasse os mil milhões de dólares.

 

Camões Radio: Se um condutor for apanhado pelas cheias de quem é a responsabilidade?

 

EM: Temos que proteger a nossa própria propriedade com os seguros certos. Convém ter seguro contra todos os riscos para este tipo de situações. Independentemente de estares na estrada ou num parque de estacionamento, o seguro contra todos os riscos cobre a despesa na totalidade.

 

Camões Radio: Quais são os procedimentos de segurança para voltarmos a entrar em casa?

 

EM: Se tiveres água no teu rés-do-chão tens que desligar o quadro da eletricidade e ter a certeza de que não há uma fuga de gás. É importante registar os estragos ao máximo para que o processo corra sem problemas.

 

Camões Radio: Quais são os tipos de seguro que existem para a habitação?

 

EM: Se tens uma casa senta-te com o teu vendedor de seguros e certifica-te que escolhes o seguro certo que te protege a 100%. Em 2015 as seguradoras começaram a disponibilizar mais cobertura para os estragos das cheias, antes só cobriam praticamente a canalização que rebentava dentro de casa ou algo defeituoso.

Algumas seguradoras oferecem a possibilidade de comprar um extra, por exemplo para os esgotos ou para as causas naturais.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER