Comunidade

Santos Silva mostra-se confiante na modernização da rede consular em visita ao Canadá

milenio stadium - santos silva - consulado toronto
Créditos: Carmo Monteiro/Revista Amar

 

O presidente da Assembleia da República Portuguesa encerrou esta semana a sua primeira visita oficial ao Canadá. Augusto Santos Silva visitou durante quatro dias Toronto, Montreal e Otava e em declarações aos media destacou a vitalidade e o sucesso da integração da comunidade luso-canadiana no país de acolhimento.

“No Canadá vivem meio milhão de portugueses nas diferentes províncias com especial importância aqui em Ontário e no Quebec e por isso entendi que era uma boa localização para este facto inaugural- a participação nas celebrações do 10 de Junho”, disse numa conferência de imprensa que decorreu terça-feira (14) no Consulado-Geral de Portugal em Toronto.

O deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral fora da Europa também disse que a visita serviu para reforçar a cooperação entre os dois países que são aliados da NATO e não escondeu que é preciso legalizar os indocumentados. “(…) são centenas de pessoas que necessitam de ver a sua situação regularizada e por isso foi muito importante o encontro com os Speakers do Senado e da Câmara dos Comuns onde estiveram presentes deputados representantes de todos os grupos políticos representados no Parlamento canadiano”, disse.

Em relação à modernização da rede de consulados prometida pelo atual Governo de António Costa para garantir uma maior proximidade da relação dos emigrantes com o Estado português e com a sua administração pública, Santos Silva mostrou-se confiante no futuro. “Uma das grandes áreas de investimento no nosso Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para os próximos anos diz respeito justamente à modernização dos serviços consulares apostando na simplificação e na digitalização e portanto como cidadão tenho a convicção profunda de que as coisas vão melhorar bastante nos próximos anos”, antecipou.

Este ano Portugal e o Canadá estão a comemorar os 70 anos das suas relações diplomáticas e em 2023 vão ser assinalados os 70 anos da chegada dos primeiros portugueses ao Canadá no navio Saturnia que atracou no porto de Halifax, Nova Scotia, em 1953. Santos Silva garantiu que o Estado português ia estar representado nas comemorações oficiais em território canadiano.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER