Comunidade

Reconhecendo importantes contribuições históricas

carpenters - milenio stadium

 

O Sindicato dos Carpinteiros (Carpenters’ District Council of Ontario) teve o orgulho de sediar um dos muitos festejos do Black History Month deste ano, apresentado pela Afroglobal Television.

A celebração anual do Mês da História Negra, aconteceu no dia 23 de fevereiro do corrente ano, e teve a participação de várias entidades como o presidente da Câmara Municipal de Vaughan, Steven Del Duca, Dr. Jean Augustine, Rosemary Sadlier, representantes de empresas, líderes comunitários e muitos outros parceiros.
Foi uma noite de celebração, entretenimento, networking e ouvir alguns de estimados líderes e parceiros da comunidade sobre o brilhantismo e a resiliência da comunidade negra no Canadá e ao redor do mundo. O tema do evento foi “Honrando o Passado, reinventando o Futuro”.

Este evento homenageou o Batalhão de Construção No. 2, da Força Expedicionária Canadiana (CEF). Uma unidade da Primeira Guerra Mundial, composta por 300 homens que foram impedidos de lutar na guerra por serem negros.

Eles perseveraram, formando o que ficou conhecido como o “Batalhão Negro”. Principalmente soldados da Nova Escócia. Os membros do Batalhão No. 2 construíram linhas férreas, trincheiras e pontes, para os soldados com os quais que estavam proibidos de lutar, lado a lado.

Em 9 de julho de 2022, o primeiro-ministro Justin Trudeau pediu desculpas em nome do governo federal aos descendentes do Batalhão de Construção nº 2 pelo racismo sistémico vivenciado pelos membros do batalhão. Na cerimónia em Truro, na Nova Escócia, ele também anunciou que a Royal Canadian Mint homenagearia o batalhão com uma moeda comemorativa do Mês da História Negra em fevereiro de 2022.

Uma história que serviu de inspiração para o Comandante da Marinha Real Canadiana Paul Smith, “Para mim é uma inspiração. Eu gosto de eventos que me dão a oportunidade de falarmos da história do exército e do nosso país. Ajuda-nos a compreender muita coisa e repensarmos a nossa caminhada. Quero aproveitar o momento para dizer aos jovens que temos várias oportunidades de carreira neste ramo do exército”.

Paul Smith foi o primeiro oficial negro a comandar um navio da Royal Canadian Navy quando assumiu o comando do HMCS Kingston em julho de 2014.

 

carpenters - milenio stadium carpenters - george brown college - milenio stadium

 

O momento também serviu para o lançamento da bolsa de estudos “The Chris Campbell Perseverance Award Scholarship”. A bolsa de estudos apoiará estudantes em período integral matriculados na escola Angelo DelZotto de gerenciamento de construção e na escola de aprendizagem e ofícios qualificados no centro de tecnologias de construção e engenharia do George Brown College. Esses programas oferecem treinamento prático que fornece o conhecimento técnico e as habilidades essenciais para se destacar nesses setores.

Além disso, a bolsa de estudos vai destacar e reconhecer as realizações dos alunos considerados minorias, que demonstram paixão e compromisso com seu campo de estudo por meio de atividades extracurriculares, trabalho voluntário e envolvimento na sala de aula.

O mentor da ideia Chris Campbell, que também membro do Conselho de Diretores da George Brown College Foundation, vice-presidente, diretor de equidade, diversidade e inclusão do Carpenters’ Regional Council, confessou-nos que “decidi estabelecer a bolsa de estudos com uma doação de 100.000 dólares para ajudar os jovens que buscam um curso de certificação de treinamento, diploma ou estudos de graduação na indústria da construção ou estudos trabalhistas. Aproveito para agradecer a todos que contribuíram para que este sonho se tornasse uma realidade” realçando ainda a contribuição financeira de 20.000 dólares da Carpenters ‘Union Local 27, para a bolsa de estudos. Campbell, diz ainda que o tema deste ano, “Honrando o passado, reinventando o futuro”, mostra o compromisso de todos com a história do Canadá. O Conselho Regional dos Carpinteiros se solidariza com os membros da comunidade negra e todas as pessoas de ascendência africana. Estamos orgulhosos das contribuições que deram e continuam a dar para a construção do nosso sindicato e do nosso país. Nós nos esforçamos para promover equidade, diversidade, inclusão e um sentimento de pertença para todas as pessoas dentro de nossa organização.”

Horácio Leal, representante sindical, também falou do momento, reforçando a importância da parceria sindical com as comunidades “ É uma oportunidade de celebrarmos a diversidade. Nós temos uma diversidade de trabalhadores e queremos sempre fazer parte e colaborar. Por isso é importante que estejamos sempre juntos e abracemos os projetos comunitários a todos os níveis, e lutarmos para um futuro melhor para todos nós”
A celebração do Batalhão de Construção No. 2 e a bolsa de estudos, marcaram as celebrações do mês de fevereiro que aconteceram no Canadá.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER