Comunidade

Presidente do Governo Regional dos Açores quer que ensino superior ajude novas gerações de açor-descendentes a se conectarem com a região

milenio stadium - Visita do Governo dos Açores a Ontário Créditos Joana Leal
Visita do Governo dos Açores a Ontário. Créditos: Joana Leal

 

José Manuel Bolieiro fez a sua primeira visita oficial a Ontário como presidente do Governo Regional dos Açores. A visita durou três dias – 27, 28 e 29 de maio – e foi uma oportunidade para reunir com a grande comunidade açor-descendente que reside aqui.

Em declarações ao Milénio Stadium à margem de um encontro com vários órgãos de comunicação social de língua portuguesa em Toronto, Bolieiro falou sobre os interesses comuns que o Canadá e a região dos Açores partilham e apelou aos lusodescendentes e aos canadianos para visitarem e investirem na Região. Mar, turismo, sustentabilidade, produtos regionais de Denominação de Origem Protegida (DOP), aeronáutica e ciência foram alguns dos temas a que Bolieiro deu destaque e que demonstram que a região dos Açores é hoje muito diferente da realidade dos anos 50. “Os Açores para as gerações da nossa diáspora de hoje não têm nada a ver com a memória e a história que os seus avós contam e que levou a que tivessem de emigrar pela extrema pobreza e falta e oportunidades. Por isso o nosso apelo é para que conheçam os Açores na sua atualidade e descubram oportunidades de investimento”, disse.

Para incentivar ao investimento estrangeiro os Açores querem garantir a criação de gabinetes de informação fácil e detalhada. “Perante tanta burocracia que a Europa tem que incomoda e muitas vezes desmotiva o investidor anglo-saxónico ou o canadiano em particular o nosso governo vai garantir um gabinete que acredito que deve envolver também as Câmaras do Comércio e Indústria nos Açores para ajudar a captar investimento estrangeiro”, informou.

Sobre a restruturação da transportadora aérea açoriana que ainda aguarda o parecer de Bruxelas, o presidente do Governo Regional dos Açores está consciente de que a pandemia alterou o panorama mundial da aviação e por isso admite a possibilidade de privatizar a Azores Airlines. “Este governo recebeu uma herança muito pesada e a SATA estava em risco de falência. Estamos a trabalhar num plano de negócio para salvar a nossa transportadora de forma a que ela possa cumprir a sua missão. A privatização da Azores Airlines é uma possibilidade muito forte”, disse.

Para permitir que as novas gerações mantenham as ligações aos Açores, Bolieiro defende a criação de oportunidades de intercâmbio de estudantes entre as universidades canadianas e a Universidade dos Açores. “Dessa forma muitos canadianos filhos e netos da nossa diáspora vão ter a oportunidade de concluir uma licenciatura ou um mestrado na Universidade dos Açores e quem sabe se não vamos poder disponibilizar viagens com preços mais competitivos”, avançou.

Bolieiro veio acompanhado pelo Secretário Regional das Comunidades, José Andrade, que destacou a grande capacidade do movimento associativo local e apelou à criação de mais casas dos Açores no país. “Apesar de ser uma emigração relativamente recente, comparada com a dos EUA e do Brasil, o Canadá ganhou desde 1953, em especial a província de Ontário, comunidades de origem açoriana muito significativas que muito honram o governo dos Açores. Temos um movimento associativo muito importante com vários clubes e associações de caráter cultural e associativo. Destaco por exemplo as Casas dos Açores do Ontário, Quebec e Winnipeg, mas gostaríamos de ir mais longe nestas casas que são uma espécie de embaixadas culturais da região junto da nossa diáspora. Precisávamos de ter por exemplo uma Casa dos Açores em Vancouver na Colúmbia Britânica ou em Edmonton em Alberta”, referiu.

O presidente do Governo dos Açores visitou na Peach Gallery uma exposição fotográfica comemorativa dos 500 anos dos romeiros de São Miguel da autoria de Joseph Amaral, um fotógrafo que nasceu em S. Miguel, mas que vive atualmente em Hamilton, Ont.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER