Comunidade

Portugal, Oh, Pátria! Nação valente e imortal

milenio stadium - parada toronto dia de portugal

 

A parada do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas regressou no passado final de semana, depois de uma paragem forçada nestes dois anos de pandemia. As cores da bandeira portuguesa encheram o “Little Portugal” com um público vibrante e participantes de várias organizações locais, clubes e associações portuguesas do Ontário para celebrar a maior manifestação da portugalidade e orgulho português no Canadá. Aqui foi possível ver um pouco da rica cultura dos quatro cantos de Portugal.

A festa começou com a entoação dos hinos do Canadá e Portugal. A organização da parada, a Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas de Ontário, mostrou-se satisfeita com o resultado do evento. Katia Caramujo a presidente do Conselho de Presidentes da ACAPO disse ao Milénio Stadium “nós estamos muito contentes por finalmente voltarmos a Dundas St. West para a nossa parada, sei que muita gente tinha saudades de ver a nossa cultura a desfilar na Little Portugal”. Esperamos que no próximo ano tenhamos uma parada muito maior, já que celebraremos os 70 anos da imigração portuguesa”.

Este ano, a celebração do 35.º aniversário da parada, contou mais uma vez com a presença de figuras da política canadiana e portuguesa. À conversa com eles, ouvimos histórias, sentimos esperança e o legado da importância da comunidade portuguesa radicada em Toronto.

O presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory falou que estava feliz em estar na parada do Dia de Portugal e ver pessoas com um sorriso estampado no rosto. Perguntamos sobre o que achava da comunidade portuguesa – “É uma comunidade de boas pessoas de quem eu me orgulho e tenho muito respeito. São meus amigos e agradeço o carinho vindo da comunidade portuguesa que ajudou a construir a cidade de Toronto e com uma geração que está em todas as áreas da sociedade e querem fazer mudanças, como por exemplo a vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto Ana Bailão. Estamos agradecidos pela comunidade portuguesa escolherem Toronto como seu lugar”.

Ana Bailão, a vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, mostrou-se super satisfeita e disse que “este ano tem um sabor especial depois de dois anos parados e ver que queremos lembrar a portugalidade e celebrar as nossas tradições com os clubes que muito lutaram para se manterem firmes e estarem presentes hoje”.

O Presidente da Assembleia da República portuguesa Augusto Santos Silva, na sua primeira visita oficial ao Canadá que coincide com 70.º aniversário de relações diplomáticas entre ambos os países, assistiu à Parada de Portugal acompanhado pelo Embaixador português no Canadá António Leão Rocha e do Cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Manuel de Jesus Carneiro Mendes.

Efetivamente, o Presidente da Assembleia da República associou-se às Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Canadá. Na cidade de Toronto, Augusto Santos Silva enalteceu o grande orgulho, e a alegria em ver como a comunidade portuguesa lembra as suas origens e ama a sociedade que os acolheu. Também realçou a celebração da amizade entre Portugal e Canadá. No final, o presidente da Assembleia da República lembrou que “vale a pena ser português”, e levará consigo a imagem das pessoas, da sua vivacidade e contribuição para a sociedade canadiana em todas as áreas. Salientou ainda a preservação da cultura e amor por Portugal, parafraseando as palavras de Padre António Vieira proferidas no século XVII em Roma: “Portugal para nascer, o mundo para viver”.

 

Milenio Stadium - parada - dia de portugal
Créditos: Revista Amar

 

O Embaixador de Portugal no Canadá, António Leão Rocha, disse-nos que se sentia muito feliz e emocionado com todas as celebrações. “Vale a pena ser português, isto mostra que não somos um país pequeno.” No final falou da importância da presença do presidente da Assembleia da República portuguesa em visita ao Canadá.
Ao longo de todo o percurso da Parada de Portugal, encontrámos um público muito feliz. Famílias completas, de várias gerações, que não escondiam como o orgulho, patriotismo e tradição falam mais alto.

Andrew James, jamaicano de origem e casado com uma lusodescendente, esteve presente com a família e disse que tem o dever de mostrar e ajudar a preservar as tradições portuguesas dentro do seu lar, e que faz o mesmo quando celebra a herança cultural jamaicana. Conversamos também com Karyn, uma lusodescendente que com orgulho nos confessou que “tornou-se uma tradição desde a minha tenra idade com a minha avó e agora mais crescida, quero continuar. É reconfortante e muito bom”.

Também falamos com alguns dos participantes da parada. Por exemplo, Samuel Gyeke-Amoako da Academia de Futebol do Sporting de Toronto disse que é fantástico trabalhar junto da comunidade portuguesa e fazer parte das celebrações. O Coordenador de ensino português no Canadá, José Pedro Ferreira, sublinhou que “é um grande prazer e uma enorme satisfação estarmos de volta com a comunidade e celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com um grupo bastante grande de alunos e professores a dizerem à comunidade que estão aqui e falam português e publicitar a oferta do ensino de português no Canadá”.

A Parada decorreu na Dundas Street West, entre a Lansdowne e a Ossington, seguindo-se para o Trinity Bellwoods Park, e contou com a participação de 48 carros alegóricos, centenas de participantes e espectadores. Como é tradição a Parada terminou com a habitual homenagem aos voluntários. O programa oficial das celebrações da Semana de Portugal em Toronto ainda contou com a 28ª edição do tradicional Festival de Folclore, onde participaram ranchos de diversas associações culturais da comunidade portuguesa residente em Ontário.

Esta celebração mostrou-nos a importância do passado e o futuro, para que a cultura portuguesa continue presente no Canadá.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER