ComunidadeGTA

“On De Road Again”

PXL_20220730_162256428.MP - milenio stadium

 

O Toronto Caribbean Carnival (anteriormente conhecido como Caribana) regressou a Toronto, no Exhibition Place, após dois anos de bloqueio devido à pandemia, que forçou os cancelamentos em 2020 e 2021, e celebrou o 55º aniversário da Grande Parade. O Toronto Caribbean Carnival é uma celebração cultural da música, gastronomia, hábitos e costumes do Caribe. Um festival que faz parte do mosaico cultural do Canadá, atraindo mais de 1.3 milhões de pessoas de várias partes do globo todos os anos. É uma incrível exibição de artes visuais e performance!

Há muitos eventos e atividades que ocorrem ao longo das quatro semanas do Carnaval do Caribe de Toronto, e este ano o jornal Milénio esteve presente em alguns dos grandes eventos, como o Toronto Caribbean Junior Carnival, que é também conhecido como Caribbean Kiddies Carnival. Ele dá às crianças a oportunidade de vestir fantasias da época e se apresentarem num desfile reservado aos petizes. Estivemos ainda no King & Queen Showcase onde os reis e as rainhas das Mas Bands revelam os seus trajes temáticos durante as apresentações. Outro momento alto foi o Pan-Alive Showcase, uma noite repleta de apresentações ao vivo, apresentando interpretações de tambores de aço, sons, timbre e ritmo de qualidade e o Toronto Caribbean Carnival Parade ou Grand Parade Central que é o destaque absoluto das comemorações.

Milhares de pessoas sairam para assistir e celebrar a cultura caribenha que atraiu não só atenção a nível nacional, mas também a de muitos visitantes internacionais que viajaram para participar ou assistir à celebração. Este ano as festividades tiveram como tema e hashtag oficial do evento “On De Road Again”. Esta é uma expressão que significa estar de regresso a alguma atividade depois de um tempo parado. Na giria o termo escreve-se propositadamente “De road” e é usado por muita gente no dia a dia. O festival exibiu cerca de 10 mil apresentações de máscaras, juntamente com carros alegóricos coloridos, fantasias de carnaval de cores vibrantes, canções e danças caribenhas, sem esquecer a gastronomia do Caribe. A parada realizou-se como habitual no sábado e durou o dia todo.

Os participantes puderam assistir ao desfile na Lake Shore Boulevard ou com o pagamento uma taxa de entrada para o Exhibition Place para assisti-lo de lá.
 Foram vários os participantes, sendo que também se destacou a presença e apoio de políticos e líderes comunitários de todos os níveis do governo que nos lembraram a importância das festividades e sua origem. Foi o caso de Michael Thompson, vereador, vice presidente da Câmera Municipal de Toronto e presidente do Comité de Desenvolvimento Económico e Comunitário, que afirmou ao nosso jornal que o “O carnaval tem origem aqui no Canadá, como um presente da nossa comunidade caribenha. O carnaval como você sabe é anterior à emancipação, a emancipação foi em 1830.

A emancipação reflete o que é para nós, povo de herança africana, uma oportunidade de expressar nossa liberdade.” Por outro lado, Ahmed Hussen, Ministro da Habitação, Diversidade e Inclusāo também presente neste grande evento realizado na cidade de Toronto reforçou a importância desta manifestação cultural“. É uma festa fantástica. Isso é muito importante porque a comunidade caribenha canadiana é muito importante para nossa cidade, para o nosso país e conhecemos a história da imigração da comunidade caribenha para o Canadá, sabemos quantas contribuições essa comunidade fez para o Canadá em todos os aspectos da sociedade canadiana.” Também John Tory, o presidente da Câmara de Toronto não deixou de marcar presença num evento que representa mais de 500 milhões de dólares de benefício económico para o Canadá e que já tem uma história de 55 anos: “Estou feliz que o festival está de regresso e as pessoas estão felizes, não só a comunidade caribenha mas todos citadinos, e também que possamos apreender ainda mais sobre a cultura do Caribe”.

 

Caribbean - milenio stadium

 

A presidente do comité de Gestão do Festival Laverne Garcia, disse que “Foram dois anos de espera, estamos preparados para festejar outra vez. É uma festa incrível e cheia de alegria. Seja o que for, apenas represente de onde você é.” Conversamos ainda com o líder do Novo Partido Democrata (NDP), Jagmeet Singh e a pioneira comunitária Dr. Jean Augustine que realçaram a importância do momento, do orgulho, alegria, irmandade e amor que o festival transmite. Nos festejos, os participantes mostram-se felizes por voltar às celebrações. Calvin disse que “Gostaria que todos viessem celebrar a alegria e cultura da comunidade caribenha, de uma forma geral da comunidade negra. Isto é festejar o verdadeiro significado do carnaval. O carnaval é parte da nossa cultura” . Raisha acrescenta: “Estou super feliz em viver este momento com um sentimento comunitário cheio de amor, energia, cultura e boas vibrações”. 
Em pleno verão o Exhibition Place encerrou o carnaval com euforia e orgulho de todos os participantes, famílias, amantes da cultura e também antigos praticantes. Fica a história, a esperança de renovação e continuidade do maior festival de rua do Norte da América. Comemore e eleve a cultura caribenha assim como a celebração da diversidade da linda cidade de Toronto.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER