Comunidade

Nossa Senhora da Luz, a luz que vem do alto… De há uns anos (2001)!

Os jovens paroquianos da Igreja de S. Mateus com o andor da primeira imagem de Nossa Senhora da Luz.

Como é da tradição, a Igreja de São Mateus, em Toronto, iluminou-se mais do que nunca no ultimo fim de semana, para festejar Nossa Senhora da Luz, uma tradição daquela Paroquia Luso-Canadiana de há muito a esta parte. Curioso que, na mudança da imagem de Nossa Senhora da Luz, acompanha a Procissão em lugar de destaque, o andor levado por jovens com a primeira imagem de Nossa Senhora dos Anjos, uma pequena imagem, a imagem que foi possível adquirir nos bons velhos tempos.

As festas tiveram o seu início na quinta-feira, dia 30 de agosto, com o Pregação do Padre Octávio Cidadão, de Otava.

Na sexta-feira, o parque da Igreja já se animou com artistas locais, como Dinis Cruz, Carlos Martins e o conjunto Jovem Império.

No Sábado, pela manhã, um jogo de futebol entre as Velhas Guardas de Peabody e os amigos da Comissão, que resultou num almoço para vitoriosos e derrotados. Há jogos que nunca se perdem!

Pelas 18h30, teve lugar a Procissão da Recolha de Imagens com a presença da Banda Recreativa de Peabody-USA. Depois da Missa, o arraial: Conjunto Jovem Império, Sarah Pacheco, Adriano Jorge e Artes Marciais de Silvestre’s Freestyle Arts. Mais música, com DJ 5 Star.

Domingo, dia 2 de Setembro, às 14h30, a majestosa Procissão de Nossa Senhora da Luz, acompanhada das Bandas de Peabody, Lira Portuguesa de Brampton, Sagrado Coração de Jesus de Toronto e Lira de Nossa Senhora de Fátima de Toronto. Estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal da Vila de Santa Cruz da Graciosa-Luis Reis, autoridades canadianas e portuguesas, assim como representantes de Associações portuguesas. O Padre Octávio Cidadão celebrou a Missa Campal e, como habitualmente, seguiu-se o arraial, com as Bandas de Santa Helena, de Brampton e Santa Inês e, também, o Grupo Coral Ecos de Portugal. Participaram ainda no arraial, Emily Melo, Michelle Cabral, Tony Câmara e a Caravana Açores, liderada por Lurdes Faria e Antonio Tabico.

Na segunda-feira, último dia da festa, houve às 15h00, o sempre desejado Bodo de Leite, logo seguido do Pezinho dos Bezerros, com Vasco Aguiar, José Fernandes e Antonio Tabico, que foram acompanhados por Antonio Amaro e José Pereira à guitarra, e à viola, por Leonardo Medeiros, David Freitas e Edmundo Pimentel. José Fernandes e Vasco Aguiar deram uma “coça” ao Tabico mas, este, não se fez rogado e, deu a volta por cima, enfiando uma boa ao José Fernandes:

Tua garganta se irrita

Tem calma meu rapaz

O que queres é linguiça frita

E ovos mexidos por trás!

O Padre Santo não estava na altura, nada ouviu.

Foi um fim de semana em beleza na Igreja de São Mateus.

Muito Sol, muita gente, muita alegria e muita fé em Nossa Senhora da Luz. Tudo valeu e vale sempre a pena, quando se trabalha por prazer, com amor ao próximo, com respeito e fé.

Só assim se podem manter e fortalecer os valores.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER