Luso M Riders celebra 5 anos de amizade, companheirismo e solidariedade
Foi no Centro Cultural Português de Mississauga que o Luso M Riders juntou sócios e amigos, no passado sábado (18), para festejar o 5º aniversário. Este clube de motards nasceu a 9 de maio de 2019 com o intuito de juntar um grupo de amigos luso-canadianos que gostam de andar de mota. Desde que foi fundado, o Luso M R cresceu e superou as expetativas… hoje são mais de 100 membros, têm uma sede em Toronto, juntam-se em eventos de solidariedade e caridade, angariam fundos para instituições e apoiam a restauração da comunidade portuguesa da GTA. A direção do Luso M Riders é constituída por Filipe Francisco, presidente; Mário dos Santos, vice-presidente; Amadeu Silva, tesoureiro; Armando Dias, secretário; Edmundo Pires Carreira, Road Captain; Rick De Sousa, Enforcer; Paulo Jonas, Member Manager; Vasco De Sousa, Sergeant-at-Arms; Ana Rita Francisco, Event Crew Manager e Event Crew members: Tânia Delgado, Liza De Sousa e Teresa Paula.
Os membros do Luso M R são conhecidos por espalhar boa disposição e uma alegria contagiante por onde passam, ingredientes essenciais para uma noite de festa muito animada… dito isto, aos cerca de 560 convivas não faltou boa comida, serviço do CCPM, bom entretenimento da Karma Band e a Mestre de Cerimónia, Ana Rita Francisco tratou de espalhar a boa disposição.
Numa conversa exclusiva com o Milénio, o presidente do Luso M R, Filipe Francisco, que se encontrava extremamente satisfeito, contou-nos que os cinco anos têm um “sentimento de realização e é para continuar por mais 5, mais 5 e se eu não estiver aqui, que alguém continue o trabalho, mas espero estar cá por muitos anos (riso)!” Sobre a evolução do clube, Filipe Francisco não tem dúvidas que a pandemia abrandou os objetivos que tinham planeado alcançar, porém “nos últimos anos tem corrido tudo bem e temos conseguido apoiar mais eventos, angariações, organizar e participar em Rides e socializar… e olhando para esta sala, que está cheia e isso quer dizer muita coisa”.
Questionado sobre a importância de terem uma sede, o presidente afirmou que era “importante termos um espaço nosso onde os sócios pudessem conviver, fazermos jantares, organizar Rides, etc.” Um dos lemas do Luso M R é sem dúvida a solidariedade e no ano de 2023 este clube de motares angariou cerca de 40 mil dólares que foram doados por várias instituições. Até à data o clube já angariou fundos que foram entregues e, atualmente, estão a organizar um Ride de solidariedade para a Canadian Association Blind Kids. Em setembro, no nosso BiketemberFest, vamos angariar fundos para a Luso Canadian Charitable Society e ainda temos mais alguns eventos pensados para ajudar uma família que está a tomar conta de dois sobrinhos, um com 8 anos e outro com 13 e ambos com autismo, que já tinham perdido o pai num acidente à 4 anos e agora perderam a mãe que batalhou contra um cancro. Angariar fundos para ajudar esta família é agora a nossa prioridade!”.
O companheirismo é um dos outros lemas entre os motares luso-canadianos e prova viva disso é o BiketemberFest. O festival de 3 dias que se realiza no Madeira Park, há três anos, é organizado por cinco clubes de motares da comunidade portuguesa: a Luso M Riders, Bad Habits, Quinas, Moto Galos e Highwaymen. Apesar das restrições impostas pela Lei canadiana a que estão sujeitos, Filipe Francisco está expectante que este ano haja mais motas e, apesar de ainda não ser uma festa de motards à portuguesa, diz que “estamos quase lá!” Para finalizar, ainda falou do Picnic de Família Anual, que se vai realizar pela segunda vez, nos fins de setembro para reunir os sócios e as respetivas famílias num convívio relaxado, mas acima de tudo para “fechar” a época dos rides com muita boa disposição.
A fraternidade que existe entre os vários clubes motards luso-canadianos foi bem evidente com a presença de membros dos Bravos dos Açores, dos Quinas, dos Highwaymen e dos Moto Galos. Depois de cantarem os parabéns, Joe DaSilva (Highwaymen) e Nelson Machado e Kenny Dias (Quinas), foram entregues placas para assinalar o 5º aniversário, dos seus respetivos clubes.O momento alto da noite foi o sorteio de uma Harley Davidson e o contemplado foi Rogério Casal.
O Milénio Stadium felicita o Luso M Riders pelo 5º aniversário, mas acima de tudo por 5 anos de solidariedade. O clube tem ajudado muitas pessoas, instituições e causas, dentro e fora da comunidade portuguesa e fazemos votos que assim continue por muitos mais anos.
Texto e fotos: Carmo Monteiro /MS
Redes Sociais - Comentários