A notícia chegou-nos pelas mãos de uma orgulhosa amiga – Maria João Dodman. Mas o orgulho deve espalhar-se por toda a comunidade portuguesa residente no Canadá. Irene Marques venceu o Prémio Ferreira de Castro e é com satisfação que o Milénio Stadium lhe dá, publicamente, os parabéns.
PRÉMIO IMPRENSA NACIONAL FERREIRA DE CASTRO
A INCM (Impensa Nacional – Casa da Moeda), em parceira como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, criou o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, dando continuidade à sua missão, enquanto editora pública, de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas.
O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes, prestando, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento.
O galardão terá uma periodicidade anual e visa distinguir, rotativamente, trabalhos inéditos nas áreas de Ficção, Poesia e Ensaio.
A edição de 2019 vai premiar obras no domínio da Ficção.
O júri deste Prémio é constituído por:
• Professor Doutor Carlos Reis;
• Dr.ª Paula Mendes, editora chefe da Imprensa Nacional;
• Professora Doutora Fátima Marinho.
Além do valor pecuniário, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro contempla ainda a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional.
Vencedores do Prémio IN/Ferreira de Castro 2019:
1º lugar ex aequo
Não viajarei por Nenhuma Espanha, de Marcus Vinicius Quiroga (lusodescendente a residir no Brasil)
Uma Casa no Mundo, de Irene Marques (portuguesa a residir no Canadá)
INCM/MS
Redes Sociais - Comentários