Comunidade

IPMA – International Portuguese Music Awards e Camões Entertainment Group – Parceria estratégica

Milenio Stadium - ipma camoes entertainment2

 

O International Portuguese Music Awards (IPMA) e o Camões Entertainment Group (CEG) anunciaram uma parceria estratégica global que irá reforçar a presença local dos IPMA no Canadá.

O IPMA é um evento anual de atribuição de prémios, sediado nos Estados Unidos, que homenageia a melhor música gravada e produzida por artistas de ascendência portuguesa em todo o mundo. Com a atribuição dos prémios é reconhecido o desempenho notável na indústria musical de artistas internacionais de ascendência portuguesa. Várias categorias de prémios homenageiam artistas excecionais que, com a sua arte, inspiram o público em todo o mundo. Os nomeados são julgados por um painel de especialistas da indústria musical.

Este ano serão conhecidos os nomes dos selecionados no próximo dia 23 de julho (sexta-feira), pelas 5 pm, num espetáculo que será transmitido na Camões TV. Serão anunciados os nomeados para as seguintes categorias:

  • Quarantine Performance (2021 only)
  • Music Video of the Year
  • Instrumental
  • World Music
  • Traditional
  • Fado
  • Dance
  • Rap/Hip-Hop
  • Rock
  • Pop
  • Música Popular
  • Song of the Year

Os nomeados para a categoria Azores Airlines People’s Choice serão anunciados em data posterior.

Nas anteriores edições o espetáculo anual dos IPMA contou com a participação de artistas e celebridades do mundo lusófono como o guitarrista Nuno Bettencourt (Rihanna, Extreme), Daniela Ruah (NCIS: Los Angeles), Xutos e Pontapés, Daniela Mercury, Miguel Ângelo (Delfins), Olavo Bilac (Santos e Pecadores), Pedro Abrunhosa, Paulo Gonzo, Chefe AC, João Pedro Pais, Carlão, Lucenzo, Marco Paulo, Rita Guerra, Sam the Kid, Roberto Leal e Jorge Ferreira.

Através desta parceria com a Camões Entertainment Group, os IPMA para além de aumentarem a sua presença no Canadá e continuarem a expandir o seu alcance internacional, contribuem para o sucesso a longo prazo dos artistas luso-americanos em todo o mundo.

“Estamos entusiasmados com a parceria com o Camões Entertainment Group para elevar a consciência da nossa rica cultura e artistas portugueses no Canadá e no resto do mundo.” disse David Saraiva, co-fundador e produtor executivo IPMA.

O Canadá é o lar de uma das maiores diásporas portuguesas do mundo, com quase meio milhão de pessoas procedentes de todas as regiões do país. Artistas de ascendência portuguesa encontraram um tremendo sucesso em alguns dos maiores palcos do mundo e os IPMA continuarão a promover o seu sucesso ao fornecer uma plataforma para descobrir talentos emergentes.

“Houve participação canadiana em todos os espetáculos dos IPMA” disse José Xavier, co-fundador e Produtor Executivo, IPMA, “Estamos entusiasmados com a oportunidade de formar equipa com o Camões Entertainment Group para aumentar a participação canadiana e alcançar os nossos objetivos comuns”.

Os IPMA e o Camões Entertainment Group trabalharão especificamente juntos nas seguintes áreas:

  • Foco na inovação conjunta e no desenvolvimento de produtos, reunindo experiência, recursos e redes para imaginar, projetar e apresentar um evento dos IPMA maior e melhor, ano após ano;
  • Promover a colaboração de toda a indústria musical lusófona em todo o mundo;
  • Gerar interesse pela música, artes e cultura portuguesas;
  • Expor e promover novos artistas em todo o mundo.

“Sempre fui um fã de música, extremamente empenhado em celebrar as minhas raízes portuguesas e aprecio uma forte ética de trabalho”, afirmou Manuel DaCosta, presidente do Camões Entertainment Group. “David e José compartilham exatamente os mesmos valores e estou ansioso por enfrentarmos esta jornada juntos, com o objetivo de trazer os IPMA para solo canadiano num futuro próximo e outros novos locais no futuro”.

David Saraiva, co-fundador e produtor dos IPMA aceitou responder a algumas perguntas do Milénio Stadium para melhor compreendermos como nasceu esta parceria e que efeitos terá no futuro próximo deste importante evento para a música de raízes portuguesas.

Milénio Stadium: Como e porque é que os IPMA’s escolheram fazer parceria com a Camões Entertainment Group no Canadá?
David Saraiva: Há já vários anos que o IPMA tem uma relação com a Camões Entertainment Group do ponto de vista dos meios de comunicação e do patrocínio. Quanto mais nos conhecíamos, mais nos apercebíamos de que tínhamos alguns objetivos comuns. Para a organização dos IPMA atingir os nossos objetivos a longo prazo, sempre soubemos que seria necessário fomentar relações fora dos Estados Unidos, a nossa base de origem. Alavancar parcerias como esta permitir-nos-á expandir o nosso alcance, continuar a descobrir e promover artistas, e incluir mais negócios internacionais nos nossos esforços de patrocínio.

MS: Que impacto esta parceria poderá ter no evento e na produção artística luso-canadiana?
DS: O Canadá é um dos maiores mercados Luso no mundo, por isso sempre foi importante para os IPMA. Esta parceria permitirá que este evento (IPMA) seja mais bem promovido em todo o Canadá, o que deverá levar a uma maior participação de artistas canadianos – submetendo os seus trabalhos a uma nomeação/prémio, apresentando um prémio no espetáculo, ou mesmo atuando no espetáculo. Pode também ajudar a trabalhar para um objetivo a longo prazo de ter um dia o espetáculo apresentado noutras partes do mundo, incluindo o Canadá.

MS: O que podemos esperar para este ano ainda afetado pela pandemia?
DS: Embora as coisas estejam a melhorar em termos da pandemia, uma vez que somos um evento internacional, as viagens ainda trazem desafios e riscos. Por conseguinte, estamos a planear um espetáculo virtual para 2021, tal como produzimos no ano passado, que irá para o ar no início do outono. Anunciaremos mais detalhes em breve.

MS: Quando terá lugar a exposição de prémios deste ano?
DS: O próximo ano marcará o nosso 10º aniversário. Planeamos regressar a um evento presencial, ao vivo, realizado nos Estados Unidos. Estes planos já estão em curso, e estamos a trabalhar para celebrar este marco com o que deverá ser o nosso melhor espetáculo de sempre!

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER