Intercâmbio cultural organizado pelo Núcleo de Leitura da Casa do Alentejo

Após a pausa de verão, em julho e agosto, o Núcleo de Leitura voltou à atividade tendo sido a reunião de setembro selecionada para os membros partilharem as suas leituras de verão.
Em outubro, o Núcleo organizou uma atividade literária fora de vulgar para o dia 23: reunir na Casa do Alentejo, no decorrer da sua Semana Cultural, os membros e amigos do Núcleo e da Casa, e o público em geral, para ficarem a conhecer vários autores luso-canadianos de Montreal e Laval e as suas obras. O evento foi enriquecedor e bem concorrido.
Como sabemos, as duas grandes comunidades luso-canadianas situam-se nas vizinhas províncias do Ontário e do Quebeque. Infelizmente, os encontros proporcionados para se organizar atividades conjuntas, culturais e outras, são ainda raros, embora muito apreciados. Vieram de Montreal, quatro autores que apresentaram as suas obras, sendo três deles mulheres:
Joaquina Pires, com a antologia MULHERES PORTUGUESAS NO QUEBEQUE. CAMINHOS DA LIBERDADE, coorganizada com a cronista Aida Baptista;
Maria Adelaide Oliveira, autora de um romance, O MANUSCRITO. ANTES QUE A MEMÓRIA SE APAGUE;
Maria João Sousa, com um livro de poesia, RAMALHETE DE EMOÇÕES.
O autor em destaque do evento foi o jovem Michael Gouveia, cujo livro chamou a atenção de intelectuais luso-norte-americanos logo após a sua publicação, tanto no Quebeque como nos Estados Unidos, pelo que já foi traduzido do francês para português pela Dra. Leonor Simas Almeida com o título de O HERDEIRO (L’HÉRITIER). Lusodescendente, filho de pais açorianos, Michael publicou um primeiro livro de poesia em francês, e em seguida o romance. Foi a Prof. Manuela Marujo quem fez uma excelente apresentação do livro nesse fim de tarde. Para terminar, Michael agradeceu, num português bastante fluente, as atenções que tem recebido da parte daqueles que apreciaram a sua obra.
Depois das apresentações, os presentes puderam folhear e obter as obras expostas na Feira do Livro Interativa. Presentes como convidadas de honra, estiveram a Dra. Ana Riquito, Cônsul-Geral; a Leitora de Português da Universidade de Toronto, Anaísa Gordino; e Maria Rosário Gaspar, Coordenadora do Ensino Português para o Canadá, sendo ambas vinculadas ao Instituto Camões. Houve tempo de sobra para os autores conviverem com estas entidades, cujos contactos poderão facilitar a promoção das suas obras. Houve também tempo, nesses dois dias em que as autoras ficaram em Toronto, para visitar alguns pontos de interesse na comunidade e na Universidade de Toronto. Quanto ao jovem autor, tinha família a visitar não longe de Toronto. A ele e às nossas viajantes, desejamos continuada criatividade e ativismo comunitário para ajudar a fortalecer os laços que nos unem como membros de comunidades luso-canadianas em transição.
Nota: O Núcleo de Leitura da Casa do Alentejo pode ser contactado por Messenger no seu Facebook Group do mesmo nome, ou pelo e-mail: [email protected]
Ilda Januário e Carmen Carvalho







Redes Sociais - Comentários