Instituto Camões entregou diplomas de língua portuguesa

A cerimónia de entrega de diplomas de língua portuguesa do Instituto Camões, que teve lugar na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Toronto, foi um evento de grande significado para os diplomados e suas famílias. A ocasião não só celebrou a conquista dos alunos, como também destacou a importância da língua portuguesa no contexto canadiano.
O evento contou com a presença de diversas entidades, patrocinadores e familiares, todos reunidos para celebrar este importante passo na promoção da língua e da cultura portuguesa no Canadá.
A Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Ana Luísa Riquito, fez um discurso emotivo, sublinhando a relevância deste evento, expressando orgulho na comunidade portuguesa no Canadá e nos mais jovens que se esforçam por aprender português. “Muito obrigado por estarem presentes em primeiro lugar, estas são as ocasiões mais importantes do ano, porque a língua é muito definidora da nossa identidade e da nossa maneira de estar no mundo. Quem se esforça por falar várias línguas tem, necessariamente, uma mente aberta a outras culturas e, de forma muito prática, consegue mais facilmente arranjar um bom emprego num mundo que está cada vez mais internacionalizado e globalizado”.
Tivemos a oportunidade de ouvir alguns dos alunos, que expressaram a sua satisfação e orgulho pelo percurso alcançado. Luana Ferreira confessou-nos que: “Espero que seja uma abertura de portas para o meu futuro”, sublinhando a importância de sabermos mais de um idioma. Emília Manoha também compartilhou o que achava: “Sinto-me muito realizada com isso. É uma grande conquista, especialmente falar em português com a minha família. Também gostaria de estudar em Portugal um dia.”
Soraia Ribeiro, a grande vencedora do evento, destacou-se como uma das figuras centrais da cerimónia, e confessou que se sentia muito orgulhosa de si mesma, garantindo que “todo o esforço valeu a pena.”. A sua mãe, presente na ocasião, compartilhou a sua alegria e emoção pelo sucesso da filha, “eu tenho Portugal como a minha pátria e sempre quis que os meus filhos falassem português. Estou feliz.”
Marisol Ribeiro, em nome da Caixa Geral de Depósitos, patrocinadora do evento, reafirmou o compromisso da instituição em apoiar iniciativas que promovem e valorizam o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa. “Sendo um banco português, um banco do Estado Português, não poderia ser de outra forma. A promoção da língua e da cultura é muito importante para nós, até porque, se queremos promover Portugal, isso passa também por esse processo. Devemos levar os nossos mais jovens a querer saber mais sobre uma língua que é tão importante, falada em vários continentes e com uma projeção cada vez maior. Queremos estar presentes onde acreditamos ser o futuro dos nossos jovens, que estão agora dando os seus primeiros passos na aprendizagem do português.”
Maria do Rosário Gaspar, coordenadora do ensino da língua portuguesa no Canadá, enfatizou orgulhosamente que a língua portuguesa está no bom caminho: “A língua portuguesa vai de vento em popa. Para o ano, quando estivermos a entregar os certificados de 2024, ainda serão mais.”
No final da cerimónia, foi oferecida uma receção aos presentes, proporcionando um momento de convívio e celebração. Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa, às escolas e centros culturais que não só promovem a língua portuguesa, mas também fortalecem os laços culturais entre o Canadá e Portugal.
Texto e foto: Francisco Pegado
Redes Sociais - Comentários