Comunidade

Galo de Barcelos homenageado em Little Portugal

milenio stadium - galo de barcelos

 

No passado domingo (5) a comunidade reuniu-se em Little Portugal, Toronto, para prestar homenagem à figura do Galo de Barcelos inaugurada em 2021.

A cerimónia foi conduzida pela presidente da “Little Portugal on Dundas West” BIA, AnaBela Taborda. “É um orgulho para mim não só pela parte portuguesa, porque como portuguesa isto é realmente um sonho, mas também pela parte canadiana. Como membro da BIA é um sonho conseguir ter todas estas pessoas juntas. Quando inauguramos o Galo no ano passado, tivemos de contar o número de cabeças que podiam entrar. Desta vez, qualquer pessoa que veio pôde estar junto de nós. Queremos voltar a fazer e vamos continuar a fazer este tipo de encontros”, conta AnaBela.

A homenagem decorreu durante o festival Do West Fest – antigo Dundas West Fest – pelo que foi uma oportunidade de partilhar o momento com visitantes de diferentes culturas. Segundo o cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Carneiro Mendes, é por aqui que passa o futuro da comunidade portuguesa no Canadá: “É muito importante de facto hoje a comunidade poder sair à rua com esta pujança, com este dinamismo e sentido de afirmação. Estamos a mostrar também ao Canadá que estamos aqui, que fazemos parte do país e estamos a deixar a nossa marca continuamente através de tudo o que estamos a construir na pedra para o futuro que irá ficar”. No encontro discursou também Ana Bailão, que tem vindo a trabalhar de perto com os portugueses há vários anos. A vereadora sublinhou a importância da localização dos trabalhos artísticos alusivos às raízes portuguesas em pontos da Dundas West: “Isto é um festival feito por muitos comerciantes, portugueses e não portugueses, no bairro de Little Portugal. São milhares e milhares de pessoas a visitar esta área, alguns deles com amigos portugueses, e pode despertar a atenção e, acima de tudo, despertar o conhecimento. Quanto mais as pessoas conhecerem a herança cultural umas das outras, mais harmonia temos na nossa sociedade e mais respeito temos uns pelos outros”. A representar a cultura local estiveram ainda presentes elementos da Associação Migrante de Barcelos, com o presidente Vítor Santos a mostrar-se feliz e orgulhoso. “Isto é um sonho tornado realidade, passados estes dois anos podermos estar juntos à vontade junto ao Galo de Barcelos. Comemorar o mesmo Portugal que começámos aqui na Dundas é um orgulho enorme, não tenho palavras. Interiormente estou completamente comovido. Quem tiver oportunidade de ouvir a música do Jerry Levitan sobre a lenda do Galo, está na página do Dundas BIA e vai estar também na página de Facebook do Barcelos (associação). É um hino à nossa associação e é um hino à nossa comunidade”, revela Vítor Santos. As celebrações continuam durante o mês de junho em Toronto para celebrar a Semana de Portugal 2022.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER