FADOalado no CCP de Mississauga: Houve gargalhadas, lágrimas e muito Fado!
Os FADOalado vieram em digressão ao Canadá e esgotaram o Centro Cultural Português de Mississauga (CCPM) no passado sábado (19). A banda terceirense que foi criada em 2016 já tinha vindo à Casa dos Açores de Toronto em 2020 e foram os vencedores do Portugal Got Talent 2021.
À frente da organização está Sara e Marco Costa, jovem casal terceirense, naturais da Praia da Vitória, Açores, que emigraram para o Canadá há 10 anos. “O meu marido e eu criámos a Creative Promotions e organizamos eventos, mas não vivemos disto e não queremos viver disto, mas é uma paixão que nós temos… nós vivíamos disto noutra vida… nos Açores. O Marco há mais de 30 anos que trabalha nisto – ele teve discotecas, restaurantes, organizava eventos e esteve sempre envolvido nessa área – e, eu, já entrei numa fase posterior. Nós combinamos muito bem, pois se um diz “mata” o outro diz “esfola” (risos). Quando um de nós tem uma ideia, o outro desenvolve a ideia mais ainda. Esta é a razão que aceitámos o desafio de trazer os FADOalado”, disse Sara Costa ao Milénio Stadium.
Quanto ao repetir a presença do grupo, Sara Costa explicou-nos que “quando os trouxemos em 2020, foi a convite dos FADOalado porque conheciam o nosso trabalho lá e acharam que nós éramos as pessoas ideais para os trazer cá e como correu tão bem, no pós Covid, voltaram a ligar-me… mas nós não sabíamos como é que as coisas se iam desenvolver com as restrições, porém não demorou muito para começarmos a marcar as datas, falar com os clubes e desenvolver o trabalho.” Depois de um ano de preparação – desde o primeiro contacto até ao dia do espetáculo – o público foi recebido pelos organizadores que não deixaram nada ao acaso, apesar de sempre acontecerem imprevistos, mas com a experiência e maturidade tudo é ultrapassado e “as expetativas foram superadas, tanto que, as pessoas começaram a chegar meia hora mais cedo, por consequência o jantar também foi servido mais cedo. Depois houve um pequeno atraso, mas como tínhamos aquela meia hora o espetáculo começou a horas!”, como nos disse Sara Costa.
O grupo FADOalado é constituído por 10 elementos – cinco músicos: Bernardo Oliveira (percussão); Diogo Brasil (guitarra clássica); Gonçalo Fonte (acordeão); Ricardo Martins (bandolim) e Tânia Gaspar (piano) e cinco vozes femininas: Filipa Lima; Ivânia Pires, Leandra Mota; Lizélia Toste e Sara Mota, fundadora do grupo. Os FADOalado brindaram os cerca de 650 convivas, com bom-humor, alegria e nostalgia, bem “à moda” terceirense… e, entre gargalhas e lágrimas houve muito Fado, justificando serem os justos vencedores de Portugal Got Talent 2021.
Quanto a futuros eventos, Sara Costa confidenciou ao Milénio Stadium que “para já não temos nada em concreto, pois como disse, nós não vivemos disto. Estamos em conversações para fazer uma Tour com os FADOalado e que pode envolver os Estados Unidos e outras cidades do Canadá. Estamos abertos para projetos com que nós nos identificamos, mas nós não vamos atrás de ninguém para trazer, inclusive tínhamos um nome muito grande do continente para trazer, que até é um sonho nosso… mas como não vivemos disto, para já é só um projeto”.
Carmo Monteiro / MS
Redes Sociais - Comentários