Comunidade

Evento solidário arrecada $100.000 para construção do Magellan Community Centre

milenio stadium - magellan - frank medeiros
milenio stadium – magellan – frank medeiros

 

Um gesto de solidariedade que aproxima a comunidade lusófona de alcançar o objetivo de construir um lar de idosos com serviços dedicados aqueles que falam a língua portuguesa em Toronto. Frank Medeiros, presidente da empresa de jardinagem SureGreen Landscaping, abriu as portas de sua casa, em Mississauga, no dia 23 de setembro, para um evento de angariação de fundos para a Magellan Community Foundation.

Entre os presentes estiveram amigos e destacados membros da comunidade, todos com o objetivo de ajudar e dar visibilidade a essa causa. Medeiros destaca a importância desse projeto pioneiro aqui na cidade. “Desde a década de 50 que os portugueses começaram a vir para o Canadá e nós ainda não temos um lar de idosos dedicado a atender a comunidade portuguesa. É hora de agirmos. Os meus avôs, por exemplo, estiveram num lar durante algum tempo e eu via a dificuldade deles em se comunicarem porque não falavam inglês. Assim que fiquei sabendo da ideia de construção do Magellan Community Centre fiz questão de ajudar, acho muito importante para as gerações mais velhas de imigrantes”.

Multiplicar essas atitudes de solidariedade é fundamental para que esse antigo sonho possa de fato se concretizar dentro do prazo esperado, de acordo com aqueles que trabalham diretamente no projeto: “O valor que pode sair daqui é extraordinário. Se houvesse muitas festas assim poderemos chegar a algum lado”, disse Ulysses Pratas, chair da Magellan Community Foundation. Charles Sousa, chair do Magellan Community Charities, destaca a satisfação em participar desse primeiro evento individual de angariação e espera que mais pessoas se sensibilizem: “Ficamos muito agradecidos por essa atitude do Frank Medeiros que reconhece que é através dessas doações que poderemos viabilizar esse projeto histórico”.

O presidente da Viana Roofing and Sheet Metal, Manuel DaCosta, que já doou $1 milhão de dólares ao projeto, destaca que essa é a hora da comunidade se unir, deixar egos de lado e apoiar a causa, assim como outros grupos étnicos aqui de Toronto já fizeram. Só assim os idosos portugueses poderão desfrutar de uma velhice mais tranquila e amparada num lugar onde verdadeiramente se sintam em casa, segundo o empresário. “A colaboração de todos é necessária”, enfatizou.

 

milenio stadium - magellan - frank medeiros - ANGARIACAO1
Richard Ramos, Joe Eustáquio, Manuel DaCosta, Carlos Martins & Carlos Areias. Créditos: Carmo Monteiro
milenio stadium - magellan - frank medeiros - ANGARIACAO2
Frank, Lurdes e Jessica Medeiros.
Créditos: Carmo Monteiro

 

Mesmo aqueles que não são descendentes de portugueses contribuíram, como foi o caso de Lou Natale. De origem italiana ele fala sobre a importância de os portugueses investirem num projeto como este, que deixará um legado para os lusófonos: “Essa é uma questão mais ampla do que o sucesso individual…é sobre construir um legado para os filhos e netos porque afinal já contribuíram tanto para essa comunidade, essa cidade”.

E de fato, várias pessoas se sensibilizaram e ajudaram financeiramente. Ao todo foram arrecadados $100 mil dólares, com o anfitrião da noite sendo responsável pela doação de 10 mil. “Tenho muito orgulho de poder divulgar o projeto e incentivar que outras pessoas façam isso também. Está na hora de abrirmos nossas casas e corações e juntos vamos fazer história”, concluiu Frank Medeiros.

Lizandra Ongaratto/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER