Comunidade

Dia de Portugal de novo celebrado em Toronto

milenio stadium -. bandeira - camara toronto
Créditos: Carmo Monteiro/Revista Amar

 

Há 69 anos o navio Saturnia chegava ao Canadá carregado de esperança. Os portugueses, na sua maioria homens, vinham à procura de uma vida melhor, a vida que o seu país natal não tinha condições para lhes dar. A coragem desses pioneiros, desbravou o caminho para aquilo que é hoje a comunidade portuguesa residente no Canadá. Chegavam a um país que não conheciam, com uma língua que não falavam, mas, determinados, conseguiram vencer.

No arranque das comemorações do Dia de Portugal, a organização cumpriu a tradição e promoveu uma singela, mas sentida homenagem aos pioneiros, junto ao monumento que em pleno High Park os recorda para todo o sempre. Na ocasião, o Cônsul-Geral de Portugal que, para além de sublinhar a sua satisfação por finalmente poder participar neste tipo de eventos, enalteceu a importância destes homens e mulheres que chegaram primeiro, abrindo o caminho aos que hoje continuam a escolher o Canadá como país de acolhimento. “Eu cheguei aqui há quase 2 anos (…) oferecer aos outros”.

Katia Caramujo, em plena Camões Square onde se prestou tributo ao que é considerado o maior poeta português, Luís de Camões, começou por lamentar o facto de não ser ainda possível recuperar totalmente todos os eventos que tradicionalmente animavam a semana de Portugal em Toronto. “Com muita pena minha (…) voltarmos com esta tradição”.

Presente no tributo a Camões, José Pedro Ferreira, coordenador do ensino da língua portuguesa no Canadá, falou do contributo do Instituto Camões para a preservação da língua e cultura portuguesa neste país. “O apoio que o Instituto Camões dá (…) missão cumprida”.

Ao fim da manhã do Dia de Portugal, junto à Câmara Municipal de Toronto a bandeira nacional foi içada bem alto e com ela subiu a emoção de todos os portugueses que puderam estar presentes. Ana Bailão, vice-presidente da Câmara, estava feliz por finalmente se poder realizar esta cerimónia com a presença de público. “Finalmente em pessoa, com muita gente (…) é sempre bom, não é?”

 

Milenio Stadium - bandeira - camara toronto
Créditos: Carmo Monteiro/Revista Amar

 

John Tory, presidente da Camara Municipal de Toronto, sublinhou que este momento simboliza o reconhecimento da cidade pelo grande contributo da comunidade portuguesa no seu desenvolvimento. “First of all I want to (…) big Parade tomorrow”.

O Dia de Portugal terminou com um cocktail oferecido pelo Consulado de Portugal em Toronto à comunidade portuguesa. Uma oportunidade para se promover o convívio e celebrar Portugal. Na ocasião o Cônsul-Geral de Portugal leu uma mensagem de Sua Excelência o Presidente da República, dirigida aos portugueses residentes no Canadá, com uma menção especial a Ema Dantas, a luso-canadiana que completou recentemente a subida dos sete picos mais altos do mundo, içando em cada um deles a bandeira portuguesa e do Canadá. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “como ela, muitos outros portugueses e luso-canadianos levaram bem alto e longe o nome de Portugal”.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER