Comunidade

Charles Sousa em Ottawa? Campanha já está no terreno

Inauguração sede de candidatura

 

No sábado, dia 12 de novembro, Charles Sousa inaugurou a sua sede de campanha, dando assim o pontapé de saída para uma campanha relâmpago para conquistar um lugar no Parlamento Federal. A sala tornou-se rapidamente demasiado pequena para todos os que quiseram demonstrar o seu apoio ao ex-ministro das Finanças de Ontário, que tem estado afastado das andanças políticas desde 2018, altura em que perdeu as eleições onde tentava a sua reeleição como MPP.

Para além de muitos anónimos, Charles Sousa contou com o apoio, demonstrado pela presença, de vários membros do Parlamento, da área de Mississauga, Brampton, Oakville e outros locais. Entre os presentes destacamos Anita Anand, Minister of National Defence e Peter Fonseca, luso-canadiano, MP da área de Mississauga East-Cooksville.

Questionado pelo Milénio Stadium sobre o que motivou o retomar destas andanças políticas depois destes anos de ausência Charles Sousa respondeu: “bem, eu gosto muito do trabalho da política, em termos de retribuir algo. Muitos têm tentado chamar-me para mais uma vez concorrer e oferecer o meu trabalho para ajudar as outras pessoas. E isso é o que nós fazemos, quando nos envolvemos politicamente. Eu noto que mesmo no trabalho que faço, fora da política, de que gosto muito, aliás, há sempre um espaço vazio, uma necessidade de dar mais de mim aos outros. Eu tenho tido o privilégio de ter sucesso em certos aspetos, mas agora sinto que preciso de deixar uma mensagem, uma marca para os jovens, contribuindo para tornar melhor a nossa economia, a nossa saúde, o nosso ambiente, clima… tudo isto faz parte da essência da minha candidatura, mas também unir a nação. Eu tenho feito vários programas para unir o Canadá e torná-lo mais competitivo. É isso que eu estou a tentar continuar a fazer.”

Muito se tem falado da crescente falta de representatividade política da comunidade portuguesa nos diversos níveis de governação (municipal, provincial e federal) e a esse respeito Charles Sousa disse-nos que, apesar da comunidade portuguesa residente no Ontário já ter um representante (Peter Fonseca), “é sempre importante que a nossa comunidade se envolva politicamente, seja qual for o partido. É fundamental para mantermos a nossa marca luso-canadiana. Nós temos tido muita gente que tem contribuído muito para isso. E eu estou a fazer a minha parte. É só. Eu noto que muitos dos portugueses que têm tido algum trabalho político têm-me dado incentivo e eu tenho muito orgulho em ser luso-canadiano pelo trabalho que eles fazem ou têm feito. Eu também quero contribuir com o meu trabalho e agradeço muito o apoio que estou a receber.”
Vamos aguardar para saber se Charles Sousa consegue ser eleito, na eleição federal parcial, pela área de Mississauga South.

O ex-ministro das Finanças no Governo de Kathleen Wynne, de 2013 até 2018 quando perdeu o seu lugar como representante de Mississauga Lakeshore para Rudy Cuzzetto, vai tentar conquistar o assento no parlamento federal, deixado vago por Liberal Sven Spengemann, que em maio passado anunciou a sua saída para assumir um cargo nas Nações Unidas.

Nesta eleição parcial, que deve ser convocada para o dia 27 de novembro de 2022, Charles Sousa terá como adversários políticos Rod Chhinzer, que concorrerá pelos conservadores, Julia Kole, pelo NDP e Mary Kidnew pelo Partido Verde.

Recorde-se que em consequência desta decisão, Charles Sousa renunciou à presidência da Magellan Community Charities.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER