Comunidade

Centenas de pessoas assistiram á festa de Nossa Senhora da Luz em Toronto

Festa de Nossa Senhora da Luz na igreja de São Mateus

A igreja de São Mateus localizada na Old Weston Road e Rogers na cidade de Toronto esteve em festa de 31 de agosto a 3 de setembro para celebrar as grandiosas festas em Honra de Nossa Senhora da Luz.

Esta festa religiosa foi trazida por graciosenses para Toronto e é hoje celebrada com muita fé na paróquia de São Mateus por muitos fiéis devotos de Nossa Senhora Mãe Cristo por muitos paroquianos de nacionalidade portuguesa e italiana e celebrada há mais de vinte anos.

A cerimónia religiosa teve início a 31 de agosto com o tríduo preparatório com o padre Heitor Antunes vindo da paróquia de Santa Maria em Hamilton, Ontário.

No sábado dia 2 de setembro no final da tarde houve procissão da recolha das imagens em redor das ruas circunvizinhas á igreja, acompanhado ao som dos acordes da Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto. Depois da recolha das imagens á igreja, houve missa da Vigília celebrada pelo padre convidado, Heitor Antunes que se deslocou de Hamilton para as cerimónias religiosas.

No domingo dia 3 de setembro foi o dia maior, com a celebração da Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Luz, com pregação pelo padre Heitor Antunes de Hamilton.

Pelas três horas da tarde, depois da passagem de uma nuvem negra vento e chuva, o tempo abriu e saiu a procissão que percorreu as ruas da paróquia que foi acompanhada por três filarmónicas: Banda Lira do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima de Toronto e da Banda Lira Portuguesa de Brampton.

Incorporaram também na procissão várias imagens religiosas, tais como a imagem de Nossa Senhora de Fátima, São Peregrino, Menino Jesus de Praga, São José e o padroeiro São Mateus, e como não podia deixar de ser a linda imagem que deu o nome á festa, Nossa Senhora da Luz.

Várias crianças vestidas de anjos, grupos da paróquia, um grupo do clube Graciosa Community Centre de Toronto e o grupo da comissão de festas e muitas pessoas que seguiram em promessas o andor da imagem de Nossa Senhora da Luz.

No final da procissão houve bênção do Santíssimo Sacramento e Homília.

Durante a tarde no parque da escola nas imediações da igreja, foi a vez de dar entrada á parte profana da festa com o entretenimento anunciado pela comissão de festas, e apresentado pelo mestre-de-cerimónias, António César.

Começou por apresentar com o arraial pelas três filarmónicas, intercalados de intervalos com a atuação de artistas da comunidade, como Tânia Barbosa, Inês Henriques e Mário Marinho, terminando com o famoso cantor Fernando Correia Marques vindo de Portugal que realizou um excelente espetáculo, perante milhares de pessoas que encheram o recinto atrás da igreja preparado para os festejos.

No sábado numa noite fria, atuaram para o público presente, Diogo Anselmo, Ricardo Cidade, Victor Martins, Fernando Correia Marques e a ‘’Karma Band’’.

Muita gente aderiu á festa no parque no final da tarde e noite dentro, mas mais uma vez notou-se a falta de participantes na procissão como também de voluntários para darem mais apoio e continuação destes festejos religiosos nos próximos anos.

No entanto a comissão de festas de Nossa Senhora da Luz, estão de parabéns pelo serviço prestado á comunidade e dar continuidade a mais esta tradição que trouxeram da ilha Graciosa da freguesia da Luz onde se realiza esta festa anual há longos anos na ilha Branca, nos Açores.

 

Por: J.G.S. /MilhafreNoticias

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER