Casa dos Açores do Ontário celebra 39 anos de história e cultura
A Casa dos Açores de Ontário comemorou o seu 39.º aniversário com um jantar de gala realizado no dia 9 de Novembro, em Toronto.
O evento reuniu membros da comunidade luso-canadiana e diversas personalidades locais para celebrar quase quatro décadas de atividades que promovem a cultura açoriana na província.
Durante a noite, foi entregue a insígnia “Açor de Ouro” a Angela Machado, um membro de destaque da comunidade, fundadora da Amigas de Toronto, em reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação. A cerimónia contou com várias surpresas e momentos de confraternização, reafirmando a importância da Casa dos Açores como um ponto de encontro e preservação das tradições açorianas.
Suzanne Cunha, presidente da direção da Casa dos Açores de Ontário expressou orgulho e gratidão a todos que ajudaram a tornar o centro cultural uma referência, incentivando a continuidade da cultura açoriana – “é um grande orgulho estar aqui a representar a nossa comunidade açoriana, estar a seguir os passos daqueles que vieram antes de mim e tiveram a visão desta casa, portanto é com grande alegria e humildade que eu estou aqui à vossa frente”.
A Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Ana Luísa Riquito, destacou a importância da Casa dos Açores como um ponto de encontro fundamental para a preservação da cultura açoriana em Ontário: “Estas casas foram extremamente importantes para a primeira e segunda geração, como um lugar de referência, um lugar de acolhimento e um lugar de apoio. O que é emocionante é que hoje continuam a ser. Porque os filhos e netos continuam a identificar-se com essas raízes e querem vir aqui. Por este motivo, é que a Casa dos Açores está de parabéns, e que venham mais, não 39, mas 40 anos. Peço que todos continuem a apoiar os nossos centros e associações comunitárias para a manutenção e divulgação das tradições portuguesas, promovendo o fortalecimento dos laços culturais entre as gerações e contribuindo para a diversidade multicultural da comunidade.”
Teresa Cunha Tavares, membro da Casa dos Açores, expressou sua satisfação em fazer parte da instituição e demonstrou entusiasmo em continuar contribuindo para fortalecer a comunidade açoriana na região “nós somos uma família e hoje é mais um aniversário desta Casa maravilhosa. Quero sempre ajudar no que for possível” .
Com este jantar, a Casa dos Açores reafirma o seu compromisso com a comunidade e com o legado cultural açoriano, consolidando-se como um símbolo de união e tradição no coração de Toronto.
Texto: Francisco Pegado/MS
Fotos: Francisco Pegado e Enerson da Silva
Redes Sociais - Comentários