Carassauga: Mississauga’s Festival of Cultures 2024
Carassauga, o festival das culturas, é o maior festival multicultural do Canadá e retornou, nos dias 24, 25 e 26 de maio, nesta que foi a sua 39º edição.
O festival funcionou pela primeira vez em 1986 com 10 Pavilhões, inicialmente funcionando apenas aos sábados e domingos.
O Centro Cultural Português de Mississauga (PCCM, na sigla em inglês) foi um dos pavilhões fundadores e representa o Pavilhão de Portugal todos os anos, desde 1986 e este ano não foi diferente.
Na edição de 2024, o PCCM tinha uma surpresa para todos os convidados guardada a 7 chaves – “somos muito felizes por fazermos parte da primeira edição do festival. Hoje é a primeira noite e estamos muito ocupados e acho que este ano será melhor que os outros anos. Temos muitas coisas diferentes e uma grande surpresa para todos presentes e não só” disse Valerie da Silva, a vice-secretária do Centro Cultural Português de Mississauga.
Vários grupos de Ranchos Folclóricos mostram um pouco de Portugal aos visitantes e quase sempre acompanhados pela rainha da festa – a concertina. O tão aguardado momento chegou. Foi revelado o logotipo comemorativo inspirado nos 50 anos da existência do Centro Cultural Português de Mississauga. Dutra, o nome artístico do pintor, artista plástico e escultor vindo de Portugal, foi o grande responsável da obra “o trabalho que aqui foi revelado, foi uma homenagem aos 50 anos do clube português de Mississauga. É um trabalho de designer da Sara Costa e ela convidou-me para transformar este trabalho numa peça de arte que representa a força e a dinâmica do que é ser imigrante e manter as tradições portuguesas no Canadá. Também trouxe a minha exposição que mostra as nossas tradições açorianas, a ligação com a natureza e a necessidade de darmos continuidade e protegermos as nossas culturas. Tudo isso passa a ser uma mensagem para que a humanidade ganhe consciência na preservação do planeta terra“. Dutra, terminou agradecendo à direção do clube e a todos os envolvidos nos festejos da diversidade cultural da cidade de Mississauga. Sara Costa, realçou a importância da surpresa do dia: “o logotipo foi baseado no atual logotipo do clube, simplesmente pedimos autorização para usar e dar uma cor dourada que representa a luta, o valor que este clube tem e toda a sua história dos 50 anos.
carassauga
Tínhamos que fazer algo diferente e dar valor a todos estes voluntários que mantêm esta comunidade viva.
Como já é tradição, diferentes pequenos negócios estiveram presentes no festival, mostrando a sua arte como foi o caso da empreendedora e artista plástica Carla Antunes – “esta é a minha quinta participação no festival de culturas do Carassauga em Mississauga. Estando dentro do PCCM, um clube bastante português que transborda a nossa pátria portuguesa não tem nada melhor. Aqui você conhece pessoas novas e reencontra velhos amigos”.
O Carassauga é uma das maiores atrações em maio, já que é uma das vitrines multiculturais em Ontário e em todo o Canadá. O Festival tornou-se uma referência em Mississauga e a nível nacional, atraindo mais 450,000 visitantes e envolve mais de 6,000 voluntários. Vários países participaram para mostrar o melhor da sua gastronomia, música, dança, arte e história num final de semana de 3 dias. O evento vem crescendo e esperamos que os nossos leitores o possam visitar no próximo ano.
Francisco Pegado/MS
Redes Sociais - Comentários