Comunidade

Carassauga em Mississauga: O Festival das Culturas

IMG_0291 - milenio stadium

 

O maior festival multicultural do Canadá retornou ao vivo de 26 a 28 de maio de 2023. O Carassauga, o festival das culturas é uma das maiores atrações em maio, já que somos uma das vitrines multiculturais em Ontário e em todo o Canadá. Vários países participaram para mostrar o melhor da sua gastronomia, música, dança, arte e história num final de semana de 3 dias.

Foi também a celebração do 38º aniversário, com mais de 25 países representados em 5 locais em Mississauga onde a cultura portuguesa também marcou presença.

A comunidade portuguesa faz parte deste evento desde a primeira vez que o certame foi realizado. Este ano a abertura oficial do festival teve lugar no Centro Cultural Português de Mississauga (PCCM, na sigla em inglês) que serviu como pavilhão de Portugal e contou com a presença de vários membros da direção do festival, do governo local e federal como também do cônsul geral de Portugal em Toronto, Joaquim Rosário.

Vários foram os agradecimentos pela contribuição da comunidade portuguesa no evento e pela bonita receção nesta autêntica casa portuguesa em Mississauga.

Jorge Mouselo, o presidente do Clube Português de Mississauga, falou do momento: “Estou feliz com mais uma oportunidade de nós, portugueses, mostrarmos um pouco da nossa portugalidade ao mundo. Um festival importante que serve para cada país mostrar um pouco da sua herança cultural e não só. Gostaria de realçar o facto de o nosso Centro ter sido escolhido para receber a abertura oficial do festival, o que torna este momento ainda mais especial”.

Pela primeira vez no Canadá o grupo musical Tradição D’Ouro trouxe euforia e muita música, animando todos os presentes. Queríamos saber, do Marcelo e João, alguns dos membros da banda, quais eram os sentimentos depois de estarem no Canadá e fazerem parte da festa. Marcelo agradeceu, em nome da banda, pelo convite feito e pela possibilidade de participarem do evento de cores portuguesas. “Eu tenho a certeza que ficará nas nossas memórias. É uma experiência gratificante” João continuou dizendo: “Nós temos um país pequeno, mas cheio de uma cultura imensa e diversificada. É bonito ver os nossos cidadãos viverem a nossa terra mesmo distante dela”.

Vários grupos de Rancho Folclórico mostraram um pouco de Portugal aos visitantes e quase sempre acompanhados pela rainha da festa, a concertina.

Conversamos com Andrew Câmara do Rancho Folclórico do PCCM. Andrew fez questão em falar do orgulho das suas origens e do festival: “Tudo isto é um pedaço de mim. É um orgulho fazer parte da cultura portuguesa e dar continuidade ao legado dos meus pais. É um festival bonito e com espaço para todos”.

IMG_1014 - milenio stadium

IMG_0540 - milenio stadium

Natural de Goa, Gustavo D’Sa veio com a família e partilhou com a nossa equipa a importância do festival: “Num mundo cada vez mais diverso é importante fazer parte destes eventos e juntos aprendermos a cultura de cada um. Eu nasci dentro da cultura portuguesa e quero que os meus filhos façam parte da mesma”.

Ilda Cabral, uma dos muitos membros do clube, valorizou o momento e em jeito de brincadeira deixou o seu recado: “É uma alegria imensa estar aqui. Eu faço parte deste clube e é um prazer participar dos 3 dias e acompanhar tudo que acontece no pavilhão de português. Para os meus amigos que não apareceram, esperem por mim na terça-feira para conversamos e explicarem-me o que aconteceu”, terminando em risos.
Os diferentes pequenos negócios estiveram presentes no festival e tivemos ainda tempo de saboreamos de tudo um pouco.

Para ter acesso ao festival, cada visitante teve que comprar um passaporte que dava direito a visitas ilimitadas a todos os Pavilhões Culturais com acesso a espetáculos ao vivo, gastronomia variada e atividades infantis durante todo o fim de semana do Festival.

O passaporte dava ainda direito a viajar gratuitamente em todas as rotas regulares dos transportes públicos MiWay e dos autocarros especiais dedicados ao Carassauga conectando todos os locais durante o horário de funcionamento do Festival.

O festival, criado em 1986, é uma referência em Mississauga e a nível nacional, atraindo mais 450,000 visitantes a Mississauga e o Festival envolve mais de 6,000 voluntários.

O evento vem crescendo e esperamos que os nossos leitores possam visitá-lo no próximo ano.

Francisco Pegado/MS
Fotos: Carmo Monteiro

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER