Comunidade

Brick by Brick Inaugural Gala Dinner

Uma noite memorável

 

Foi uma noite memorável. A comunidade portuguesa representada por cerca de 900 pessoas, unida em torno do projeto Magellan. No seu discurso de boas-vindas o Chair da Magellan Community Charities, Manuel DaCosta, sublinhou a importância de, entre os presentes, se encontrarem vários idosos que são acompanhados pelo Abrigo Centre, convidados especiais da Direção do Magellan, num gesto de enorme simbolismo – afinal é por eles e para eles (idosos) que esta obra está a nascer. Para além de sublinhar e agradecer o importante contributo financeiro de todos os presentes na sala do Universal Event Space, e agradecer a todos os sponsors da noite, com destaque para a LiUNA, Manuel DaCosta chamou ao palco dois elementos da direção do Sporting Clube de Portugal de Toronto que entregaram à Magellan um donativo no valor de 25 mil dólares.

Jack Oliveira, Business Manager da OPDC e da Local 183, teve oportunidade de destacar a importância deste projeto e deixou a oferta e também o desafio para o board da Magellan de realizar a próxima Gala Dinner, no salão das novas instalações da LiUNA Local 183, com capacidade para 3000 pessoas.

 

Frank Alvares- photo by Luciano Paparella Jr.
8e73f6d5-5ab5-462c-83a7-ce6be2f81308
Vitor Silva - photo by Luciano Paparella Jr.
Manuel DaCosta - photo by Luciano Paparella Jr.
2abec7a7-a97f-42a7-9024-3f41cb80c519
49c5c399-fa88-465f-97f0-b10939f467c5
MagellanGala-1
Melissa Grelo - photo by Luciano Paparella Jr.
Jack Oliveira - photo by Luciano Paparella Jr.
Ofelia
739862d7-34a6-4788-8b48-5415005caeec
12-_GRW4680
10-_GRW4678
Frank Alvares- photo by Luciano Paparella Jr. 8e73f6d5-5ab5-462c-83a7-ce6be2f81308 Vitor Silva - photo by Luciano Paparella Jr. Manuel DaCosta - photo by Luciano Paparella Jr. 2abec7a7-a97f-42a7-9024-3f41cb80c519 49c5c399-fa88-465f-97f0-b10939f467c5 MagellanGala-1 Melissa Grelo - photo by Luciano Paparella Jr. Jack Oliveira - photo by Luciano Paparella Jr. Ofelia 739862d7-34a6-4788-8b48-5415005caeec 12-_GRW4680 10-_GRW4678

 

A noite contou com a presença de Melissa Grelo, a famosa apresentadora da televisão canadiana, filha do português Francisco Grelo, como Mestre de Cerimónias e teve como Keynote Speaker a CEO da Ontario Long Term Care Association, Donna Duncan.

A animação contou com dois momentos de excelência – primeiro a jovem lusodescendente Tea Valentina, acompanhada pelo seu produtor musical, Reno Silva, que mostrou o seu enorme talento e capacidade vocal e depois foi tempo de abrir a pista de dança ao som da surpreendente e muito animada Montreal Raphsody Orchestra.

Madalena Balça/David Ganhão. Fotos: Guray Gul, Luciano Paparella Jr, Jorge Ribeiro

 

Manuel DaCosta
Chair da Magellan Community Charities

Esta noite tem muito significado. Significa que o Magellan está a chegar cada vez mais à comunidade, significa envolver cada vez mais pessoas com este projeto. Os eventos que promovemos entre o mês de setembro até agora, princípio de novembro, resultaram de uma combinação de muito esforço em pouco tempo para que a comunidade ficasse mais a par do que nós estamos a fazer. E por isso hoje, esta Gala é especial. Não será para se juntar muito, muito dinheiro, mas é mais um meio de agradecer à comunidade e agradecer àqueles que nos têm ajudado e esperar que outros ajudem também.

 

Jack Oliveira
Business Manager da LiUNA – OPDC e Local 183

Acho que isto é maravilhoso, ver o que a gente está aqui a ver hoje. A comunidade aqui em peso! Espero que isto seja um dos muitos eventos que se devem fazer no futuro para a gente apoiar este Lar para os nossos Idosos. Que este seja o primeiro, mas não seja o último, seja o primeiro de muitos para vir para o futuro. Há outras comunidades que já passaram esta fase e acho que é muito importante que a nossa comunidade tenha essa preocupação, se estivermos sempre todos unidos e a lutar unidos, todos vão ganhar, ao fim do dia. E acho que é muito importante que todos se lembrem que nós também estamos a caminhar para sermos os idosos do futuro. A gente temos que perceber que a sociedade hoje em dia, os nossos filhos não têm as mesmas condições de nos apoiar no futuro nos caminhos difíceis. Então, acho que a Local 183 que tem 3000 pensionistas, tem uma grande responsabilidade em cuidar dos mais idosos. Daí ser muito importante ajudarmos a fazer isto acontecer. Os portugueses que quiserem dialogar na sua língua natal, pois podem ir para lá. Mas tudo isto faz parte de um plano em que a gente apostou para o futuro deles e acho que está a resultar muito bem.
Vamos ter aqui uma noite muito especial, com cerca de 900 pessoas, que irão assistir também a um espetáculo que conta com uma orquestra e uma voz muito jovem e descendente de portugueses. A Montreal Rhapsody Orchestra é uma banda muito famosa, muito boa e vai animar a noite de certeza. E a Tea Valentina é uma jovem lusodescendente, de 14 anos, com aquele gosto de cantar que é bom para mostrar o seu valor a quem a vai ouvir, mas também para que quem a veja perceba a importância de promover e apoiar mais as nossas coisas

 

Frank Alvarez
Responsável pela organização do Radio/Telethon

Estou muito feliz com o sucesso que tem acontecido, relativamente ao projeto Magellan. Toda a organização está feliz pela resposta tão positiva que a comunidade portuguesa tem dado. Um grande obrigado à comunidade. O lar para a terceira idade da comunidade é um sonho antigo. Esta era uma grande lacuna que existia na comunidade. E é bom ver aqui, hoje, 900 pessoas a participar neste jantar. É uma ajuda fantástica e mostra que está tudo no bom caminho. Parabéns aos responsáveis da Magellan pelo excelente trabalho que têm feito. Todos os que fazem parte do Board e dos comités que têm trabalhado sempre voluntariamente para que o Magellan Community Centre seja em breve uma realidade e que seja o orgulho de todos nós, comunidade portuguesa. Porque este é um projeto da comunidade e para a comunidade. Isto é que é importante. E com o Radio/Telethon conseguimos atingir dois grandes objetivos – por um lado, angariámos mais de meio milhão de dólares, anda nos 550, 575.000 dólares, o que é um recorde absoluto, por outro lado, divulgámos o projeto, porque havia muita gente na comunidade que ainda não sabia o que era o Magellan. Foi magnífico. Foi fantástico. Estamos todos de parabéns.

 

Melissa Grelo
Apresentadora

É inacreditável que não tenhamos ainda um centro para idosos de língua portuguesa e, como sabem, fomos um dos grupos de imigrantes fundadores desta cidade fantástica e, por isso, já não era sem tempo e estou muito orgulhosa de estar aqui esta noite, porque o meu pai é um imigrante português com 82 anos, felizmente forte como um cavalo. Sabemos como é importante um sitio destes para todos, à medida que os nossos envelhecem, sabemos o quanto a comunidade e a socialização significam para os portugueses, por isso, saber que em breve este vai ser o local para podermos celebrar com as outras pessoas de língua portuguesa é da maior importância. Estou muito orgulhosa e entusiasmada por estar aqui a ajudar este projeto a avançar. Queremos criar algo bonito, queremos criar algo que seja acolhedor e que tenha espaços para todas as pessoas que vão lá estar, para fazer parte desta comunidade, porque não é apenas para os idosos. É para todas as gerações, é para as famílias, é para todos nós termos um sítio para estarmos juntos.

 

Vítor Silva
Membro do Board da Magellan

Esta noite tem um significado imenso. Só o facto de termos esta sala cheia de pessoas que estão a querer contribuir para o Magellan, porque no fundo este jantar também é uma angariação de fundos, deixa-me muito satisfeito. É fantástico perceber que a comunidade e não só, pessoas fora da comunidade, estão interessados em ajudar esta obra que é a mais importante dos 70 anos da comunidade portuguesa no Canadá. A comunidade está cada vez mais próxima deste projeto, porque houve uma série de iniciativas no último ano – o torneio de golfe, o Radio/Telethon e agora a Gala e também nós, os elementos do board temos ido a vários clubes divulgar o projeto. Tambe2m a comunicação social têm ajudado muito para o projeto fosse mais conhecido, fosse falado. Eu penso que hoje já não há ninguém que não saiba o que é o Magellan. O Magellan é um projeto para que os nossos idosos consigam acabar os seus dias, não podendo ir para Portugal, a falar em português, a comer comida portuguesa, a serem cuidados em português, por exemplo, se um idoso quiser dizer “dói-me um braço” a outra pessoa poder compreendê-lo. Isso é muito importante.

 

Ofelia Isabel
Chair da Magellan Community Foundation

Como portuguesa, hoje nesta Gala sinto muito orgulho, sinto muita honra e sinto muita alegria. Este é um projeto agregador da comunidade, de todas as gerações da comunidade. Porque todos nós temos um pai, uma mãe. Temos ou tivemos um avô, uma avó. Sabemos que a partir de certa idade, essas pessoas precisam de ajuda, precisam de ter cuidados de saúde próprios. É o Magellan Community Center, o Magalhães vai permitir isso mesmo. Vai permitir que aqueles que tanto deram à comunidade, aos seus filhos, aos seus netos, possam passar os seus dias de senioridade numa instituição que compreende a sua história, as suas raízes portuguesas, a sua história canadiana e luso-canadiana. E por isso, sinto-me muito comovida por estar aqui hoje. Estão aqui 900 pessoas para nos ajudar a fazer o Magellan. É uma noite de orgulho português.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER