Comunidade

Ana Bailão despede-se da Câmara Municipal da cidade de Toronto

ana bailao - milenio stadium
Creditos: Leila Monteiro Lins

 

Depois de 12 anos e três mandatos, Ana Bailão despediu-se da comunidade num evento que contou com a presença de familiares, amigos, colegas, entidades públicas e privadas, assim como a comunidade em geral.

A sala do Paradise Theatre na Bloor Street West em Toronto foi pequena para receber todos os presentes que foram agradecer e dar um abraço àquela que também é conhecida como a campeã da habitação, fonte de inspiração para muitos emigrantes e uma voz na luta da emancipação das mulheres. Foi uma noite emocionante, cheia de histórias, homenagens, lágrimas e sorrisos. Os convidados partilharam as suas experiências no evento durante o tempo de serviço público de Ana e deixaram mensagens de agradecimento.

Nesta ocasião especial, conversamos com Carla Neto, que agradeceu pela “dedicação na área da habitação e o empenho para assistir os grupos comunitários como o Abrigo Centre, Comunidade dos Angolanos em Ontário (ACO)” e o Women’s Habitat of Etobicoke”, realçando o “carinho que demonstrou durante estes anos”. Jack Prazeres, que também marcou presença, disse “Ana, eu quero desejar-te boa sorte para o futuro e que continues com este profissionalismo”. Arnon Melo também agradeceu: “gratidão pelo seu trabalho em especial para a comunidade brasileira em Toronto”. Quem também deixou uma mensagem nesta data foi Mário Silva: “Eu sinto muito orgulho na Ana pelo trabalho desenvolvido dentro e fora da nossa comunidade e caso regresses para a política estaremos aqui para te apoiar”. Falamos ainda com Cristina Martins, que realçou: “Eu tive a oportunidade de servir a área da Davenport ao lado da Ana, reconheço a dedicação da Ana e desejo-lhe muita sorte”. Na celebração, Charles Sousa sublinhou também que “A Ana é uma inspiração para todos nós. Ela fará falta na arena política”.

O presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory, discursou publicamente no evento, salientando que “Ana Bailão é um bom exemplo da integração da comunidade portuguesa na sociedade canadiana. Ela é uma campeã da habitação. Vou sentir falta dela aqui na Câmara, mas estou confiante de que ela fará grandes coisas no que quer que decida fazer a seguir. Precisamos de mais pessoas como Ana Bailão na vida pública.”
Ana Bailão nasceu em Portugal, veio para o Canadá aos 15 anos de idade e transformou a sua vida dedicando o seu trabalho às comunidades lusófonas e à política canadiana. Esteve envolvida em diversas associações, fez parte da fundação da Luso-Can Tuna e foi diretora da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), presidente da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP), após ter passado também pelo setor privado. Na sua carreira destaca-se ainda o cargo de vereadora pelo círculo de Davenport e vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, que termina oficialmente este mês.

No seu discurso, Ana Bailão terminou dizendo: “Hoje eu tenho um coração cheio, foram 12 anos de muito trabalho com altos e baixos. Tem sido a honra de uma vida servir como vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto. Embora ainda não tenha decidido o que vem a seguir para mim, continuo empenhada em continuar a contribuir para a nossa cidade. A todas as comunidades falantes da língua portuguesa eu quero agradecer, a todos que estiveram comigo nesta caminhada, estarei sempre agradecida”.
Quanto ao futuro, Ana Bailão revela que fará por agora uma pausa e que está entusiasmada com o que possa vir a seguir.

Quanto a nós, fica o nosso muito obrigado e o desejo de boa sorte, Ana!

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER