Comunidade

70 anos – Programa oficial apresentado em conferência de imprensa

70 anos
Créditos: Carmo Monteiro

 

O comité organizador das celebrações dos 70 anos de imigração portuguesa no Canadá, apresentou à comunicação social comunitária, na passada quarta-feira (12), o programa oficial para os meses de abril, maio e junho, com particular destaque para o fim de semana de 13 e 14 de maio.

As celebrações não se resumem, no entanto, a este fim de semana, inúmeros outros eventos estão planeados e integram o programa oficial que se estende ao longo de todo o ano.

Ainda neste mês de abril, entre os dias 19 e 22, é tempo de ouvirmos Stories da História portuguesa no Canadá – uma série de apresentações online.

Imigração portuguesa no Canadá na Assembleia da República

Será também em abril, mais concretamente no dia 19, que ocorrerá um evento que, tal como teve ocasião de sublinhar Manuel DaCosta, se reveste de “enorme simbolismo e importância já que será a primeira vez que a Assembleia da República em Portugal vai dedicar algum tempo a falar de nós, imigrantes portugueses no Canadá. Esse colóquio contará com a participação do Sr. Presidente da Assembleia da República, do embaixador de Portugal no Canadá, entre outras individualidades que terão oportunidade de assistir à apresentação do programa das celebrações dos 70 anos”.

Destaques dos dias 13 e 14 de maio

A conferência de imprensa contou com a presença de várias personalidades da comunidade, que tiveram ocasião de falar da sua participação e/ou envolvimento com o programa apresentado. Angie Camara coordenou as intervenções e garantiu que a conferência de imprensa fosse afinal uma demonstração inequívoca da mobilização que as celebrações estão a gerar na comunidade luso-canadiana.

No dia 13 de maio, dia em que se completam os 70 anos, a celebração inclui lançamentos de livros, receções oficiais aos representantes do governo português e outras entidades oficiais, para além do revelar de mais quatro estrelas no Portuguese Canadian Walk of Fame. O dia terminará com o muito aguardado espetáculo de Mariza no Universal Eventspace.

Portugal The Festa será uma componente importante do programa de celebrações que vai encher a Nathan Philips Square, no domingo, dia 14 de maio. Na Peach Gallery, estiveram presentes representantes das várias áreas que se apresentarão nesta mostra da nossa cultura e tradição e que vão garantir que não faltarão:

  • * sabores portugueses graças à presença de restaurantes da comunidade ou mesmo através da participação de clubes e associações comunitárias;
  • * qualquer tipo de arte que nasce de mãos de portugueses ou luso-canadianos;
  • * músicos locais, como por exemplo a Banda Sagres que atuará pela última vez pondo fim a 35 anos de ligação à música, o bem conhecido Peter Serrado, Ruby Anderson, e Tony Gouveia e amigos que se apresentarão no mesmo evento que conta com a participação de Barbara Bandeira e Pedro Abrunhosa;
  • * ranchos folclóricos da comunidade que nas palavras de Laurentino Esteves “são uma componente essencial da nossa identidade cultural”.

Voltando a maio, logo no começo do mês, dia 7, acontecerá o “70 anos Canada Luncheon”, no Pearson Convention Centre. No dia 12, em Oshawa, será içada a bandeira portuguesa na Câmara Municipal numa iniciativa conjunta dos dois clubes portugueses daquela cidade.

Nos dias 10, 11 e 12 acontecerá a vigésima edição do congresso A vez e a voz da mulher imigrante portuguesa, com coordenação de Manuela Marujo e com a apresentação de trabalhos de inúmeras personalidades provenientes de vários países. Sobre este Congresso falaremos com mais pormenor noutra edição do Milénio. Há ainda que sublinhar o festival Carassauga que contará como sempre com o pavilhão português, graças ao trabalho do Clube Português de Mississauga.

 

7 anos conferencia

 

Em junho a festa continua na rua

Junho é, como sabemos um mês de festa para a comunidade portuguesa residente na GTA e arranca com o festival de rua Do West Fest, numa iniciativa da BIA do Little Portugal, cuja presidente, AnaBela Taborda, teve ocasião de revelar que estará integrado pela primeira vez na Semana de Portugal, que inclui a sempre grandiosa Parada de Portugal.

Logo no dia 1 de junho será lançado o site Movimento Perpétuo: The portuguese Diaspora in Canada, que vai disponibilizar em formato digital os elementos que estarão presentes fisicamente na exposição que acontecerá no Toronto Metro Hall, entre 11 e 22 de setembro.

Apoio a Magellan faz parte da festa

À margem da conferência de imprensa Manuel DaCosta confessou a sua satisfação pela “mobilização que se está a sentir em torno de tudo o que tem vindo a ser preparado para não deixar passar em claro uma data tão importante para a nossa comunidade, como é esta dos 70 anos da chegada do Saturnia”. O empresário e filantropo também teve ocasião de falar da “importância simbólica de, o projeto de construção de uma casa de cuidados continuados dirigida à população mais idosa da comunidade, o Magellan, estar também presente em vários momentos, já que os proveitos quer do espetáculo de Mariza, quer do PCWOF serão para essa obra que tanta falta faz à nossa comunidade e que esperamos que arranque ainda neste ano que assinala os 70 anos da chegada dos primeiros de nós a este país”.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER