Comunidade

42 anos da Casa do Alentejo: Uma noite diferente com imensa qualidade

Fotos: Luciano Paparella Jr./Camões TV

A Casa do Alentejo de Toronto celebrou 42 anos de muita atividade e sempre com uma marca de qualidade elevada. Como nos disse o presidente atual desta instituição da vida comunitária, Jaime Nascimento, por vezes com dificuldades que poucos imaginam – “tantas vezes sabe-se lá o quanto isto custa, mas é sempre uma tentativa de apresentarmos coisas diferentes nesta altura”

O espetáculo de comemoração de mais um aniversario foi exemplo disto, como acrescentou Jaime Nascimento “hoje até posso dizer vamos ter algo inédito. Teremos uma interação do cante alentejano com a ligeireza da música se é assim que se pode dizer. Mas vai ser uma coisa diferente e estou absolutamente convencido que vai ser do agrado de todos aqueles que connosco irão participar. São 42 anos de muito trabalho, muito sacrifício, muita abnegação, muita dedicação, acima de tudo união não só entre as gentes oriundas do Alentejo, mas todos os demais amigos e voluntários que vêm aderindo à nossa casa”. 

Fotos: Luciano Paparella Jr./Camões TV

O espetáculo contou com Marito Marques, um muito talentoso músico, compositor e produtor, considerado, aliás, um dos bateristas mais requisitados e versáteis da Europa e Canadá. Já nomeado para os Grammy, Grammy Latino e Juno Awards, Marito Marques é casado com uma luso-canadiana e vive há já 11 anos em Toronto, mas sem grande contacto com a comunidade portuguesa. Uma realidade que a celebração do aniversário da Casa do Alentejo veio mudar “acho que ainda estou a adaptar-me a uma coisa que está a acontecer hoje pela primeira vez, que é estar mais incluído na nossa comunidade portuguesa. Demorou 11 anos para finalmente fazer algo para a comunidade portuguesa. Ou seja, houve sempre uma espécie de ponte entre mim, aqui no Canadá, e Portugal, mas agora estou muito feliz por, finalmente, passados 11 anos, estar a acontecer o que vou fazer aqui hoje, ou seja expor-me um bocadinho mais com a comunidade portuguesa aqui em Toronto”.

Ruben Lameira, José Emídio e Bernardo Emídio, são os Vocalistas, os três já bem conhecidos no mundo da música e, muito em particular do Cante Alentejano. À nossa reportagem explicaram o que fazem quando saem de Portugal “andamos a divulgar o Cante Alentejano pelo mundo e aqui não é exceção. Vimos cantar não propriamente o cante alentejano puro e duro, mas vimos cantar aqui modas alentejanas, embora um bocado alteradas, digamos assim. Mas penso que de uma forma que não desvirtua o cante alentejano. O Marito Marques é nosso amigo há muitos anos. Nós já gravamos com ele mais que um álbum, somos amigos dele, da família e tudo. Portanto, partilhar com ele o palco é maravilhoso, porque é um excelente músico e por isso para nós é um grande prazer partilhar o palco com ele, saindo da nossa zona de conforto ao fazer esta fusão desta música do mundo com o Cante Alentejano. Para nós é sair da nossa zona de conforto e pôr-nos à prova.” 

Podemos afirmar com segurança, que a prova foi superada. O espetáculo foi absolutamente surpreendente e com uma qualidade extraordinária. 

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER