Comunidade

15º aniversário da festa e homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Brampton

A Igreja Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Brampton realizou, entre os dias 10 a 13 de setembro, a festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que contou com a presença do convidado vindo da ilha de São Miguel, Açores, Cónego Adriano Borges, reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada.

15º aniversário da festa e homenagem ao Senhor-brampton-mileniostadium
Fotos de: João G. Silva

Devido a restrições de saúde pública, provocadas pelo vírus SARS-CoV 2 e à doença que gera – Covid 19 –, espelhadas no decreto-lei das autoridades de saúde da cidade e da Província de Ontário, a capacidade de paroquianos na igreja teve o limite de 30% e foi obrigatório o uso de máscaras tanto dentro da igreja, como também no parque onde aconteceram os festejos. O programa das festividades começou de 1 a 9 de setembro, com as novenas ao Senhor Santo Cristo.

Na sexta-feira, dia 10 de setembro, foi celebrada missa dos doentes pelo Cónego Adriano Borges, pelas 7 horas da noite. Na sua pregação, tocou no passado onde as pessoas confiavam umas nas outras, não havia desconfianças entre vizinhos, apesar das dificuldades que se viviam nos Açores. Hoje em dia todo o mundo mudou, e esperamos por um futuro melhor, porque vivemos numa pandemia e o vírus veio para ficar. Já aconteceu no passado, e temos que aprender a conviver com esta crise.  As nossas orações vão para o Senhor, porque o futuro a Deus pertence. Não sabemos quando isto vai acabar. Em tempo normal esta igreja estaria repleta de gente, mas hoje somos tão poucos… mas não podemos desanimar e esperamos pelo normal, para o ano se Deus quiser.

No final da missa foi então tempo de se inaugurar a iluminação na fachada da igreja, e depois houve vigília e exposição do Santíssimo Sacramento, toda a noite, pelos grupos ministeriais da paróquia. A vigília terminou no sábado (11) com a chegada, pelas 7 horas da manhã, dos Romeiros com celebração da Santa Missa.

15º aniversário da festa e homenagem ao Senhor-brampton-mileniostadium
Fotos de: João G. Silva

Neste mesmo dia, 11 de setembro, pelas 4 horas da tarde, realizou-se a procissão da Mudança da Imagem ao redor do parque da igreja, acompanhada pela filarmónica Lira Portuguesa de Brampton, seguindo-se missa campal, presidida pelo Cónego Adriano Borges, convidado para as cerimónias religiosas. Durante a pregação o Cónego Adriano Borges, tocou no mal que vai por este mundo fora, relembrando o aniversário do 11 de setembro, em que os terroristas talibãs abateram as Torres Gémeas de Nova Iorque nos Estados Unidos da América, matando mais de duas mil pessoas inocentes, que não voltaram mais para as suas famílias. Como também focou a violência doméstica contra as mulheres que tantas mortes tem provocado em Portugal, e ainda o abandono dos idosos da nossa sociedade, deixados ao desprezo, muitos pelas próprias famílias. O Cónego ainda falou do desperdício de toneladas de alimentos que são deitados fora, com milhares de crianças a morrerem de fome, todos os dias, em números assustadores. Assim vai o nosso mundo. Apesar do forte vento que se fazia sentir, também pode ser ventos de mudança para melhor. Assim esperamos.  No final da eucaristia a imagem do ‘’Ecce Homo’’ recolheu à igreja acompanhado pela filarmónica ao som do hino do Senhor Santo Cristo.

No domingo dia 12 de setembro, realizou-se pelas 11h30 da manhã a procissão ao redor do parque da igreja, seguindo-se depois a missa campal na parte de trás da igreja, que foi presidida pelo Bispo de Toronto, Ivan Camilleri, com pregação em língua portuguesa, cedida pelo Bispo ao convidado dos Açores, Cónego Adriano Borges, o que fez todo o sentido, porque as centenas dos paroquianos devotos do S.S. Cristo são de origem portuguesa, oriundos da ilha do Arcanjo. No final da missa houve os respetivos agradecimentos pela participação de todos nesta festa religiosa, pelo presidente Guido Pacheco, como também o presidente da Câmara Municipal de Brampton, Patrick Brown, que entregou uma placa de comemoração dos 15 anos dos festejos ao Pe. Andrzej Chilmon, citando que os portugueses oriundos dos Açores trouxeram esta riqueza religiosa e cultural para a nossa cidade de Brampton. Outros membros do governo e vereadores da Câmara Municipal marcaram presença, como os vereadores luso-canadianos Martin Medeiros e Paul Vicente, entre outros.

No decorrer da tarde de domingo (12) das 3 às 5 horas da tarde, a venerável imagem do Senhor Santo Cristo ficou exposta no seu andor, onde aconteceu um ‘’Drive-by’’ com a passagem de veículos, promessas e peregrinos que decidiram prestar homenagem ao ‘’Ecco Homo’’. Logo a seguir a imagem do Senhor Santo Cristo foi transladada para a igreja acompanhada pela filarmónica de Brampton, ao som do hino, para ficar exposta toda a semana no seu andor, para que todos os devotos a possam visitar.

Na segunda-feira, dia 13, foi o fecho das cerimónias religiosas deste ano, com missa de Ação de Graças.

Apesar de ainda estamos a viver este tempo de pandemia, o presidente comissão de festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Brampton, Guido Pacheco, e toda a sua comitiva estão de parabéns pelo trabalho realizado, como também o Rev. Padre Andrzj Chilmon, responsável da igreja de N.S. Fátima.

Bem Hajam!

Texto e fotos de: João G. Silva

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER