70 Anos no Canadá

Portugal The Festa

 

A Festa vai acontecer na rua! No coração da cidade de Toronto, na Nathan Philips Square, a comunidade portuguesa residente em Ontário, com a sua música, com a sua arte, tradições e com a sua gastronomia, vai celebrar a chegada dos primeiros imigrantes portugueses ao Canadá, que aconteceu no dia 13 de maio de 1953. São 70 anos de muito trabalho e dedicação ao país de acolhimento, mas com uma particularidade que importa sublinhar – os portugueses aqui residentes nunca permitiram que ficassem esquecidas, algures no tempo, as raízes da nossa forma de ser e estar.

Fixem este dia – 14 de maio de 2023 – este será o dia do Portugal The Festa. Um dia em que vai ser partilhado com a cidade de Toronto, com orgulho, o que melhor nos carateriza. Para além da participação de inúmeros grupos folclóricos e bandas filarmónicas, o dia contará ainda com os concertos de dois dos maiores nomes da música portuguesa da atualidade – Bárbara Bandeira e Pedro Abrunhosa. Tudo ali, bem no centro da cidade, mesmo em frente à Câmara Municipal de Toronto, num evento ao ar livre e aberto a todos.

A música será, no entanto, uma pequena parte de toda a Festa. A nossa cultura será ainda representada de muitas outras formas. Hoje trazemos aqui os testemunhos de dois dos participantes já confirmados – Carla Antunes (Fine Artist & Graphic Designer) e Fausto de Sousa (Rei do Churrasco). A Carla trará os seus quadros e restantes trabalhos artísticos e Fausto vai deliciar-nos com o melhor da nossa gastronomia.

 

portugal the festa - milenio stadium (1) (1)

 

Ambos testemunharam o orgulho que têm em poder participar com o seu trabalho num evento que celebra Portugal e a presença portuguesa no Canadá.

Fausto de Sousa, disse-nos que o seu “Rei do Churrasco” levará à Nathan Philips Square, para além do nosso tão apreciado frango de churrasco, bifanas, caldo verde, leitão à Bairrada, para além de nos adoçar a boca com uns pasteis de nata a sair do forno. Fausto também não esqueceu de nos dizer como é para ele um orgulho estar presente num evento destes – “sabe que eu em 2024 faço já 40 anos de Canadá e, portanto, tudo isto representa muito para mim. É muito bom estar a celebrar com pessoas da nossa comunidade a nossa presença neste grande país. Tudo isto tem um significado profundo para mim”. Para além disso, Fausto de Sousa não nega a oportunidade de negócio que um evento desta dimensão também encerra em si, mas dá-nos uma outra perspetiva do que pode significar esta presença no Portugal The Festa – “para além de estarmos rodeados por pessoas da nossa comunidade, vamos estar numa zona onde circulam sempre muitas pessoas de várias nacionalidades e, por isso, o que nós vamos fazer é mostrar quem somos e o que fazemos”.
Quanto às condições proporcionadas pela organização Fausto disse que são excelentes – “eles dizem que podemos preparar tudo de véspera, o que é muito bom, porque assim no dia é só começar a trabalhar”.
Carla Antunes vai alimentar-nos o espírito com a sua arte, isso é garantido. Embora não esteja ainda feita a seleção final dos trabalhos que levará para Nathan Philips Square, Carla explica-nos o essencial – “o meu trabalho neste exato momento é muito direcionado para a etnografia portuguesa. E é uma forma também de mostrar a minha parte nostálgica e saudosa do meu país e, por incrível que pareça, representar os meus trabalhos na forma ilustrativa das várias zonas de Portugal, desde a zona Norte até à zona Sul é uma forma também de eu conhecer o meu próprio país. Portanto, eu tento sempre procurar um objetivo que é criar uma ligação entre mim, o meu trabalho e aquilo que me levou a emigrar para outro país. A iconografia portuguesa é uma forma mais ilustrativa de mostrar o meu outro lado enquanto artista, mas representa também a parte mais nostálgica e ainda o sonho de tentar brincar com formas mostrando aquilo que é a cultura portuguesa”. Carla Antunes fez questão de sublinhar que a sua presença neste evento tem um significado muito especial porque o dia 13 de maio de 1953 “é uma data que tem que ser sinalizada. E eu como sou uma imigrante neste país, não da primeira geração, mas de gerações futuras, achei importante marcar também a data, com trabalhos meus presentes, até porque a imigração aqui neste país é muito importante e tem muito valor principalmente a imigração portuguesa. Então foi esse o motivo que me deixou cativada em participar no evento e marcar também a data e a minha presença nos 70 anos de imigração aqui no Canadá. Tenho que agradecer esta oportunidade. Para além de ter um público diferente do meu habitual, ou seja, não ser um evento só direcionado para a comunidade portuguesa, mas sim o público que vai lá passar. E penso eu, que seja um público maior da cidade de Toronto o que vai ampliar um pouco a minha visibilidade. Por isso sim, realmente é um prazer enorme estar presente neste evento e poder participar nele também para promover a nossa cultura portuguesa e as nossas raízes, visto que nós somos um povo muito rico e que oferecemos muito ao Canadá”.

Relativamente às condições que são proporcionadas para fazer a exposição dos seus trabalhos, Carla Antunes confessou que “é a primeira vez que vou expor ao ar livre. Só tenho um bocado de receio da confusão, mas penso que que existem barreiras para nos protegermos nesse aspeto. Mas sim, estou bastante lisonjeada por poder participar e é um fator novo ser ao ar livre. As condições em si penso que estão a ser muito bem organizadas e muito bem facultadas às pessoas que vão participar. Por tudo isto acho que é excecional, estarmos num lugar ao ar livre, com tendas e podermos promover-nos e mostrar ao público o nosso trabalho e depois, ao mesmo tempo, termos música. Acho que a música vai dar-nos uma certa inspiração e uma certa energia para levarmos avante a nossa missão nesse dia. E depois também vamos ter bastantes iguarias portuguesas. Isso é outra parte que me agrada bastante. Juntando tudo haverá com toda a certeza boa disposição, pessoas que nós também já conhecemos da nossa comunidade, o que é fabuloso e vai mostrar um elo de amizade muito forte entre os portugueses aqui residentes”.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER