LocalBlog

“2021 Luso Virtual Volta” Junte-se à causa e faça a diferença!

Luso Canadian Charitable Society

Para a família e amigos de Christine Rodrigues essa já é uma tradição. Todos os anos eles se unem para formar uma equipe e assim ajudar uma causa nobre: participar da “Volta Luso”, tradicional evento de angariação de fundos da “Luso Canadian Charitable Society” (LCCS). Eles sabem, mais do que ninguém, da importância dessa organização na ajuda às pessoas com deficiências físicas e intelectuais da comunidade luso-canadiana. A irmã de Christine, Sandra, de 45 anos, tem necessidades especiais e precisa de cuidado a tempo integral. “A Sandra foi uma das primeiras participantes na LCCS, logo que começaram a oferecer esse serviço aqui em Toronto, na St Clair Ave. E desde então, a organização tem prestado uma grande ajuda a ela e a toda a nossa família.  A Luso é um local onde nos sentimos seguros em levá-la e ela gosta muito. Todos por lá entendem e sabem como apoiar a sua condição, são como uma família”, conta Christine.

2021 Luso Virtual Volta-toronto-mileniostadium
Christine Rodrigues e a irmã Sandra. Creditto: DR.

E mesmo com a chegada da pandemia esse apoio da instituição aos frequentadores e às famílias continuou acontecendo, porém de outras formas. As atividades que antes eram presenciais foram substituídas pelos programas virtuais e o contato se deu através de vídeo-chamadas, visitas, entregas de kits de atividades, alimentos, assegurando a saúde física e mental dos envolvidos. Por isso que, mesmo que não seja possível unir a comunidade presencialmente num único evento, como costumava acontecer nas edições anteriores da “Volta Luso”, o evento é online e a mobilização continua. “A minha família e eu temos participado da “Volta Luso” desde o seu início e é notável ver a participação e o envolvimento da comunidade crescer ao longo dos anos. No ano passado, devido à pandemia, embora tivéssemos de participar remotamente, isso não nos impediu de estarmos ativamente envolvidos na ajuda à angariação de fundos e à sensibilização para a causa. Participamos dos diversos desafios, postamos as fotos nas redes sociais, arrecadamos fundos e foi um grande evento familiar”. E esse ano Christine garante que tem mais: “Com certeza, já me inscrevi. Encorajo todos a aderirem e participarem da “Luso Virtual Volta”, a nos ajudar a criar consciência sobre a “Luso Canadian Charitable Society” e os programas fantásticos de apoio que oferecem. Precisamos da ajuda de todos e cada dólar conta. Junte-se a nós na Volta Luso”!

Quem também conhece e vivencia o dia-a-dia da LCCS, é Jacinta Ribeiro, diretora-executiva do Luso Support Centre de Hamilton. Por isso, com a criação da edição virtual do evento, no ano passado, resolveu lançar um desafio a si própria: durante o mês de agosto, comprometeu-se a andar 60 quilômetros e dessa forma arrecadar dinheiro para a causa. “Ninguém deve se sentir sozinho”, essa foi a frase que a motivou a agir. Jacinta conta que foi uma forma de reconhecimento à dedicação incansável dos profissionais da organização que, mesmo durante o auge da pandemia, continuaram o trabalho com as pessoas que tanto precisam: “Quando o mundo todo parou, a Luso criou sessões de Zoom e outras atividades mantendo a comunicação com e entre participantes e suas famílias. Tenho orgulho do que fazemos, vi a diferença e quero apoiar! Por favor, junte-se a mim.” Essa foi mensagem lançada na edição da Volta Luso de 2020. A resposta? A equipe liderada por ela arrecadou cerca de 18 mil dólares. Um sucesso absoluto.

Este ano, Jacinta conta que irá continuar com o que chamou de “missão”. O objetivo é arrecadar 10 mil dólares e ajudar na expansão dos programas que vêm sendo desenvolvidos pela organização. 

Mais uma vez o evento será virtual. A “Luso Virtual Volta” reúne participantes e voluntários dentro e fora da comunidade portuguesa no Canadá. A ideia é que as pessoas, individualmente ou integrando uma equipe, participem à maneira delas: seja correndo, caminhando, pedalando ou conduzindo uma motocicleta. Para facilitar a participação do público o evento não é realizado apenas em um único dia, mas sim durante seis semanas, então de 10 de junho a 18 de julho, os inscritos compartilham as fotos e vídeos nas redes sociais, usando as hashtags #lusovirtualvolta e #lusocharities, realizando as suas atividades físicas preferidas quando e aonde for mais conveniente para eles. Aqueles que quiserem participar podem se inscrever online na página lusovolta.org ou ligar para 416-761-9761. Participar é simples, divertido e faz a diferença na vida de milhares de pessoas da comunidade!

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER