Desporto

Toronto FC… O Campeão!

O Toronto FC conquistou, pela primeira vez, o título de campeão da liga norte-americana de futebol (MLS), ao derrotar os Seattle Sounders, por 2-0, na final.
A jogar em casa, perante os campeões de 2016, o conjunto canadiano chegou ao primeiro golo aos 67 minutos, pelo internacional norte-americano Jozy Altidore, num lance de contra-ataque Já nos descontos, e com o conjunto de Seattle balanceado para o ataque, o espanhol Victor Vazquez confirmou o triunfo.
O Toronto FC, que tem no avançado italiano Sebastian Giovinco a sua grande estrela, é a primeira equipa canadiana a vencer o título da Major Soccer League, sucedendo aos Seattle Sounders, que procuravam o seu segundo troféu de campeão.
Este encontro foi uma reedição da final de 2016, na qual os Sounders se impuseram nas grandes penalidades, por 5-4.

Impecável do começo ao fim, Toronto FC conquista a MLS e pode criar uma dinastia na liga

A repetição da final da Major League Soccer não decepcionou os torcedores. Toronto FC e Seattle Sounders voltaram a encontrar-se no BMO Field. Apesar do frio, a partida foi quente, com excelentes oportunidades de golo para ambas as partes, momentos de tensão e um show de Frei na baliza do Seattle. No fim, porém, a festa foi do Toronto FC que venceu o jogo por 2 a 0, com golos de Jozy Altidore e Victor Vázquez.
Enquanto o Seattle Sounders procurava o segundo título consecutivo, consolidando de vez o domínio da região noroeste da liga, o Toronto FC entrava em campo querendo ser a primeira equipa canadiana a conquistar a MLS e, claro, vingar a dolorosa derrota sofrida na última temporada, nas penalidades, jogando em casa. Para isso, no entanto, foi preciso passar pelo paredão chamado Stefan Frei, guarda-redes do Seattle que teve uma atuação brilhante.
O ano de 2017, entretanto, era para ser do Toronto FC. A equipa canadiana foi a melhor da temporada regular da MLS e conquistou a Supporters’ Shield. Mais do que isso, quebrou o recorde de maior número de pontos na primeira fase do torneio. Como se não bastasse, o Toronto ainda ganhouo a Taça do Canadá. A tripla coroa encerrou-se com o título deste sábado, a MLS Cup.
Equipa favorita desde o início, principalmente pelo ótimo trio de Designated Players (Alditore, Bradley e Giovinco), Toronto não deu espaço para os concorrentes na Conferência Leste. Nos playoffs, porém, as pernas pesaram e a equipa oscilou.
A equipa canadiana conseguiu manter um nível suficiente para passar pelos adversários, diferente de temporadas anteriores. A mudança? Além da manutenção do plantel, principalmente da sua base, houve o reforço com bons futebolistas. O mais importante foi Victor Vázquez, criado na base do Barcelona e que estava marginalizado no futebol suíço. Com um talento diferenciado na liga, tornou-se o apoio necessário que Giovinco e Altidore precisavam quando se viam presos em marcações adversários, como um elemento surpresa. O canadiano Jonathan Osorio também merece o destaque, inclusive pela boa partida que fez na MLS Cup contra o Seattle Sounders.
A grande questão agora é saber se o Toronto FC criará uma dinastia na Major League Soccer. Desde que passou a investir mais, não ficou de fora dos playoffs, já tem dois títulos na Conferência Leste e um título da MLS Cup. Se continuar a reforçar-se bem e a se adaptar às mudanças que acontecerão na liga tem tudo para ser uma presença constante nas próximas decisões, talvez até mesmo em fases finais da Concachampions. Agora que Toronto se livrou do peso de ganhar a MLS, ninguém sabe até que ponto o Toronto FC poderá chegar.

By Aires da Silva

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER