Desporto

Sporting em quinto entre clubes formadores na Europa

Leões são o clube português que formou mais jogadores a atuar nas principais 31 ligas europeias, segundo estudo do Observatório do Futebol do CIES

No total, há 55 futebolistas formados no Sporting a atuar nos campeonatos europeus analisados pelo estudo, o que vale ao clube de Alvalade o quinto lugar neste ranking liderado pelos holandeses do Ajax (71 jogadores). O Benfica surge em 10.º lugar, com 51 atletas formados no clube, e o FC Porto em 13.º, com 45.

O pódio é composto pelo Ajax, pelos croatas do Dínamo de Zagreb (67) e pelos sérvios do Partizan de Belgrado (61). O Real Madrid surge no quarto lugar, com 58 jogadores.

Analisando apenas as chamadas Big Five do futebol europeu – as ligas espanhola, inglesa, italiana, alemã e francesa – então o Real Madrid é mesmo o clube mais representado, com 41 jogadores formados no clube espanhol. Barcelona (34) e Lyon (31) completam o pódio nesta lista, na qual o Sporting é o único clube português a aparecer no top 50 (em 26.º, com 16 jogadores).

Este estudo do Observatório do Futebol, do Centro Internacional de Estudos do Desporto (CIES), refere-se a valores datados de 1 de outubro de 2017 e considera como jogadores formados num clube aqueles que tenham passado um mínimo de três temporadas nesse clube, entre os 15 e os 21 anos, seguindo a definição da UEFA.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER