Desporto

Rui Pinto vence ineditamente e Mariana Machado revalida a São Silvestre do Porto

O fundista Rui Pinto mostrou-se domin go (29) orgulhoso pelo inédito primeiro lugar da São Silvestre do Porto, depois de ter ficado duas vezes em segundo, em 2014 e 2023, enquanto Mariana Ma chado exibiu sentimento de dever cum prido pela revalidação.

Até aos metros finais, no setor mas culino, a corrida assemelhava-se ao desfecho da edição transata, com uma disputa acesa e isolada entre Rui Pin to, do Sporting, e Miguel Borges, do Spor ting de Braga, mas, desta feita, coube ao sportinguista ganhar em 30.01 minutos, menos um do que o adversário e menos nove do que João Amaro, do Benfica, que fechou o pódio. O corredor consegue assim subir ao topo do pódio da prova portuense, que começa e termina na Avenida dos Aliados, pela primeira vez, o que considera acarretar um sentimento especial. “Já tinha ficado em segundo duas vezes e era uma vitória que queria para a minha carreira. Eu sou de cá e tinha a minha família a ver. Teve significado. A corrida e a estratégia cor reram como tinha planeado e estou con tente, depois de um ano difícil”, explicou à Agência Lusa, ao recordar os problemas físicos que assolaram o seu 2024. Se considera que 2024 ficou aquém em termos dos potenciais objetivos alcança dos, devido às lesões, Rui Pinto reitera que o desejo para 2025 é estar na melhor forma o máximo de tempo possível, de pois de vencer neste circuito emblemáti co, “difícil como foi todo o ano”.

“Não podia ter desejado uma melhor prenda de Natal e o meu grande desejo para 2025 é poder começar o ano nas me lhores condições físicas. O meu treinador teve um problema de saúde e quis dedi car-lhe esta vitória”, reiterou. Já o ano de Mariana Machado, do Spor ting de Braga, ficou positivamente mar cado pela sua presença em Paris2024, na competição dos 5.000 metros, com a es treia olímpica a representar um grande motivo de orgulho para a atleta. “Foi o ano em que cumpri o meu grande sonho de me tornar atleta olímpica. É um pa tamar a que chega menos de 1% da população mundial. E ainda tenho muitos objetivos por completar a nível internacional”, assegurou.

Nuno Amaral/Lusa/MF

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER